Diário Logo

O Diário Logo

Morre o empresário e comerciante Mohamad Ahmad Saada

Proprietário do Center Saada, também atuava como presidente da Sociedade Cultural Beneficente da cidade

17 de junho de 2024

Saada foi enterrado em Guarulhos - Arquivo Pessoal

Reportagem de: Fabio Pereira

O empresário Mohamad Ahmad Saada, importante nome do comércio de Mogi das Cruzes, morreu nesta segunda-feira (17/06). Ele, que era o proprietário do Center Saada, também atuava como presidente da Sociedade Cultural Beneficente da cidade. O enterro aconteceu hoje no Cemitério Islâmico de Guarulhos, situado na região Metropolitana de São Paulo. 

História da família Saada

A família Saada chegou ao Brasil por volta de 1950, quando o patriarca libanês Ahmad Mohamad Saada veio morar em Mogi das Cruzes e decidiu montar a loja de móveis no local movimentado na época, por estar próximo ao Mercadão. Quatro anos depois, o comerciante, pai de seis filhos, começou a trazer a família para a cidade.

Mohamad Saada, um dos seis filhos de Ahmad, chegou do Líbano em 1959, com 12 anos e logo depois começou a trabalhar na loja de móveis com o pai. A família tinha loja de frente para a rua e morava nos fundos. Foi lá que ele passou adolescência, juventude, casou-se e teve os seus cinco filhos. Todos cresceram lá e três deles trabalham juntos na loja.

A rua Coronel Souza Franco, a partir da Manoel Caetano, é conhecida como ‘Rua dos Libaneses’, onde estão as principais lojas de móveis e decoração. A família de seis filhos do patriarca Ahmad Mohamad Saada desmembrou e cada um ficou com uma loja, todas no mesmo ramo e na mesma rua. Mesmo estando perto, eles garantem que a convivência é muito agradável e harmônica. Asseguram que não têm problemas com concorrência porque está tudo em família.

Repercussão

Em nota, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) lamentou a morte do proprietário do Center Saada.

“A diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) lamenta o falecimento do empresário Mohamad Ahmad Saada, proprietário do Center Saada”.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), também lamentou o falecimento nas redes sociais.

“Com profundo pesar, lamentamos o falecimento de Mohamad Ahmad Saada. Saada foi um comerciante excepcional, muito conhecido e fez a diferença na vida de muitos mogianos com sua história, trabalho e comprometimento. Sua contribuição para Mogi das Cruzes e seu legado serão sempre lembrados. Nossos sinceros sentimentos à família e amigos”.

A reportagem está em atualização.

Veja Também