Nova fase do Pró-Visão em Mogi tem oferta de 1,5 mil atendimentos
Mutirão é realizado em parceria com o Lions Club e tem como objetivo acelerar atendimentos e reduzir a demanda reprimida na rede pública municipal
02/07/2025 13h10, Atualizado há 3 meses

Atendimentos estão sendo realizados inicialmente na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba | Foto: Ana Lívia Terribille/O Diário de Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, nesta quarta-feira (2), a uma nova etapa do Programa Pró-Visão, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas e exames oftalmológicos gratuitos. A ação segue até o dia 10 de agosto e deve contribuir para a redução da fila de espera por atendimentos, beneficiando crianças e adultos. A previsão é de que 1,5 mil pacientes sejam contemplados.
Os atendimentos estão sendo realizados inicialmente na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, até o dia 30 de julho. Em seguida, o mutirão será transferido para o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), na Vila Suíssa, até 10 de agosto. A iniciativa é realizada em parceria com o Lions Clube, o Centro Boucault e a Santa Casa de Mogi das Cruzes.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que 1.500 atendimentos oftalmológicos sejam realizados durante essa fase. A oftalmologia é uma das maiores demandas na área de especialidades do município. Para reforçar os atendimentos, o Lions Clube disponibilizou uma van adaptada, com estrutura completa, totalmente custeada pela entidade. A previsão é de que a van retorne à cidade em 1º de outubro, para dar continuidade ao programa.
Desde o lançamento do Pró-Visão, em fevereiro deste ano, a fila de espera para atendimento oftalmológico já apresentou uma redução de 20%, passando de 14.757 para 11.798 pessoas. A expectativa é que a nova etapa acelere ainda mais a resolução dos casos.
“Todas as ações são contínuas para oferecer melhor acesso aos serviços de saúde da população. Nós já estamos chamando os pacientes que estão na fila de espera. A Secretaria vai entrar em contato para informar o local e horário do atendimento”, explicou a secretária de Saúde, Rebeca Barufi.
Outro avanço importante foi registrado nas cirurgias de catarata: somente no último mês, 185 procedimentos foram realizados. Além disso, a capacidade da Fila Prioritária de Oftalmologia (FPO), em parceria com a Santa Casa, foi ampliada em 31%. Segundo dados de junho, 838 pacientes aguardam esse tipo de cirurgia.
O programa também contempla outras especialidades dentro da oftalmologia, como retina, glaucoma, plástica ocular, córnea e estrabismo. Mesmo com os avanços, a demanda ainda é alta. Apenas na área de retina, por exemplo, há 352 pacientes na fila.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou a importância da estrutura oferecida. “A efetividade do programa é mais do que comprovada. A van é completa e vai nos ajudar muito. O que buscamos com tudo isso é justamente a diminuição das filas”, afirmou.
O assessor do Lions Clube, Francisco Humberto de Oliveira Roxo, responsável pela área de Conscientização e Conservação da Visão, ressaltou o impacto social da ação.
“Além da van, vamos doar 100 armações com lentes para os pacientes atendidos, de forma totalmente gratuita. Para alguns, pode parecer algo simples, mas sabemos a importância que isso tem na vida de quem precisa”, destacou.
Ampliação em outras áreas da saúde
Durante o evento, a Prefeitura também apresentou avanços em outras frentes da área da saúde. O mutirão de psicologia, por exemplo, já garantiu 5.380 atendimentos, atendendo toda a demanda reprimida.
Além disso, foram reforçadas as consultas em endocrinologia, dermatologia e urologia no CIAS Saúde, com cerca de 4 mil atendimentos previstos. A parceria com o Hospital SEPACO também permitiu ampliar a oferta de exames laboratoriais, de 1 mil para 1,5 mil procedimentos por mês.
Na comparação entre 2024 e 2025, os indicadores da saúde municipal mostram crescimento expressivo:
• Consultas na Atenção Primária: aumento de 17,8% (de 166.886 para 196.588);
• Consultas na Atenção Especializada: crescimento de 42,3% (de 47 mil para 66.875);
• Exames realizados: alta de 32,6% (de 62.298 para 82.617).
Outro destaque é a ampliação dos exames de mamografia, com 7.532 realizados em 2025, todos com agendamento em até 30 dias. Já o serviço itinerante de ultrassonografia passou por mais de 15 bairros e realizou 5.305 exames ao longo do ano.
Autoridades presentes
Estiveram presentes no lançamento da nova etapa do Programa Pró-Visão a prefeita Mara Bertaiolli; o vice-prefeito Téo Cusatis; a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi; o secretário adjunto da pasta, Dr. Luiz Bot; a coordenadora administrativa da Unica Jundiapeba, Sandra Salustiano; a coordenadora assistencial Dilma dos Anjos; a coordenadora médica Dra. Ana Carolina Costa; e o oftalmologista Dr. Luiz Henrique Arzabe.
Também participaram representantes do Lions Clube, incluindo a presidente Camila de Mattos Rodrigues, o assessor de Conscientização e Conservação da Visão, Francisco Humberto de Oliveira Roxo, e a 1ª vice-presidente, Marli Mattos.