Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Nova fase do Pró-Visão em Mogi tem oferta de 1,5 mil atendimentos

Mutirão é realizado em parceria com o Lions Club e tem como objetivo acelerar atendimentos e reduzir a demanda reprimida na rede pública municipal

Por Ana Lívia Terribille
02/07/2025 13h10, Atualizado há 3 meses

Atendimentos estão sendo realizados inicialmente na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba | Foto: Ana Lívia Terribille/O Diário de Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, nesta quarta-feira (2), a uma nova etapa do Programa Pró-Visão, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas e exames oftalmológicos gratuitos. A ação segue até o dia 10 de agosto e deve contribuir para a redução da fila de espera por atendimentos, beneficiando crianças e adultos. A previsão é de que 1,5 mil pacientes sejam contemplados.

Os atendimentos estão sendo realizados inicialmente na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, até o dia 30 de julho. Em seguida, o mutirão será transferido para o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), na Vila Suíssa, até 10 de agosto. A iniciativa é realizada em parceria com o Lions Clube, o Centro Boucault e a Santa Casa de Mogi das Cruzes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que 1.500 atendimentos oftalmológicos sejam realizados durante essa fase. A oftalmologia é uma das maiores demandas na área de especialidades do município. Para reforçar os atendimentos, o Lions Clube disponibilizou uma van adaptada, com estrutura completa, totalmente custeada pela entidade. A previsão é de que a van retorne à cidade em 1º de outubro, para dar continuidade ao programa.

Desde o lançamento do Pró-Visão, em fevereiro deste ano, a fila de espera para atendimento oftalmológico já apresentou uma redução de 20%, passando de 14.757 para 11.798 pessoas. A expectativa é que a nova etapa acelere ainda mais a resolução dos casos.

“Todas as ações são contínuas para oferecer melhor acesso aos serviços de saúde da população. Nós já estamos chamando os pacientes que estão na fila de espera. A Secretaria vai entrar em contato para informar o local e horário do atendimento”, explicou a secretária de Saúde, Rebeca Barufi.

Outro avanço importante foi registrado nas cirurgias de catarata: somente no último mês, 185 procedimentos foram realizados. Além disso, a capacidade da Fila Prioritária de Oftalmologia (FPO), em parceria com a Santa Casa, foi ampliada em 31%. Segundo dados de junho, 838 pacientes aguardam esse tipo de cirurgia.

O programa também contempla outras especialidades dentro da oftalmologia, como retina, glaucoma, plástica ocular, córnea e estrabismo. Mesmo com os avanços, a demanda ainda é alta. Apenas na área de retina, por exemplo, há 352 pacientes na fila.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou a importância da estrutura oferecida. “A efetividade do programa é mais do que comprovada. A van é completa e vai nos ajudar muito. O que buscamos com tudo isso é justamente a diminuição das filas”, afirmou.

O assessor do Lions Clube, Francisco Humberto de Oliveira Roxo, responsável pela área de Conscientização e Conservação da Visão, ressaltou o impacto social da ação.

“Além da van, vamos doar 100 armações com lentes para os pacientes atendidos, de forma totalmente gratuita. Para alguns, pode parecer algo simples, mas sabemos a importância que isso tem na vida de quem precisa”, destacou.

Ampliação em outras áreas da saúde

Durante o evento, a Prefeitura também apresentou avanços em outras frentes da área da saúde. O mutirão de psicologia, por exemplo, já garantiu 5.380 atendimentos, atendendo toda a demanda reprimida.

Além disso, foram reforçadas as consultas em endocrinologia, dermatologia e urologia no CIAS Saúde, com cerca de 4 mil atendimentos previstos. A parceria com o Hospital SEPACO também permitiu ampliar a oferta de exames laboratoriais, de 1 mil para 1,5 mil procedimentos por mês.

Na comparação entre 2024 e 2025, os indicadores da saúde municipal mostram crescimento expressivo:

• Consultas na Atenção Primária: aumento de 17,8% (de 166.886 para 196.588);
• Consultas na Atenção Especializada: crescimento de 42,3% (de 47 mil para 66.875);
• Exames realizados: alta de 32,6% (de 62.298 para 82.617).

Outro destaque é a ampliação dos exames de mamografia, com 7.532 realizados em 2025, todos com agendamento em até 30 dias. Já o serviço itinerante de ultrassonografia passou por mais de 15 bairros e realizou 5.305 exames ao longo do ano.

Autoridades presentes

Estiveram presentes no lançamento da nova etapa do Programa Pró-Visão a prefeita Mara Bertaiolli; o vice-prefeito Téo Cusatis; a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi; o secretário adjunto da pasta, Dr. Luiz Bot; a coordenadora administrativa da Unica Jundiapeba, Sandra Salustiano; a coordenadora assistencial Dilma dos Anjos; a coordenadora médica Dra. Ana Carolina Costa; e o oftalmologista Dr. Luiz Henrique Arzabe.

Também participaram representantes do Lions Clube, incluindo a presidente Camila de Mattos Rodrigues, o assessor de Conscientização e Conservação da Visão, Francisco Humberto de Oliveira Roxo, e a 1ª vice-presidente, Marli Mattos.

Mais noticias

Parque Centenário recebe evento de combate ao trabalho infantil

CNL realiza ação para esclarecer dúvidas sobre pedágio eletrônico em Mogi

Homens são presos após tentativa de assalto no Terminal Geraldo Scavone

Veja Também