Diário Logo

O Diário Logo

O que o comércio mogiano espera do próximo prefeito?

O Diário busca a resposta neste bate-papo que o jornalista Saulo Tiossi comanda com a Associação Comercial e com o Sindicato do Comércio Varejista; assista

21 de maio de 2024

O Diário Entrevista | Divulgação

Reportagem de: Josué Suzuki

Sindicato do comércio varejista e Associação Comercial de Mogi das Cruzes. Sim, existem diferenças no trabalho das duas entidades, mas ambas são a ponte entre o comércio e o poder público. E é nessa ponte que passam os anseios de um setor gigante da economia de Mogi das Cruzes. Quais anseios são esses?

Neste O Diário Entrevista, Saulo Tiossi conversa com Fádua Sleiman, presidente da Associação Comercial, e com Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista. Afinal, o que o comércio espera do prefeito que sairá das urnas neste ano? E o que o comércio pode fazer a mais pela cidade?

O Diário Entrevista começa às 10h

Dados do Sebrae e da Receita Federal mostram que 2023 terminou com saldo praticamente estável de novos estabelecimentos do comércio varejista em Mogi das Cruzes. Foram abertos 1.846 novos comércios. Em 2022 foram 1.839, ou seja, um aumento de 0,38%. A maioria, 1.360, se declarou microempresário individual (MEI), seguido por microempresas: 492.

O comércio varejista mogiano é o setor da economia com o maior número de empresas: 11.310 em 2024, ou seja, 18,3% de todos os 61.786 estabelecimentos da cidade. Até 2022, segundo o Sebrae, o comércio varejista concentrava 15,9% do total de trabalhadores com um volume de 18.404 empregados.

Ou seja, um setor importante, que merece a atenção da próxima gestão.

Nesta entrevcsta, serão abordados assuntos como comércio irregular, estacionamento, mobilidade urbana, revitalização do centro e segurança.

O programa O Diário Entrevista vai ao ar toda terça-feira, ao vivo, às 10h, pelas redes sociais de O Diário e a entrevista fica no canal do Youtube de O Diário. Também pode ser conferida no site, em O Diário Play.

Veja Também