Padre Michel dos Santos receberá título de ‘Cidadão Mogiano’
Homenagem será feita ao religioso nesta quinta-feira (24/9), na sede da Casa de Leis, às 19h, durante sessão solene
24/09/2025 16h26, Atualizado há 2 horas

Padre Michel dos Santos | Divulgação
O padre Michel dos Santos receberá, nesta quinta-feira (25/9), o título honorífico de “Cidadão Mogiano” em razão dos serviços prestados ao município. A homenagem, de autoria dos vereadores Edson Santos (PSD) e Johnross (PRD), será feita na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene, às 19h.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A justificativa do projeto ressalta a trajetória do homenageado, desde seu nascimento em Campinas, em 1981, até sua atuação na Diocese de Mogi das Cruzes, onde desempenhou importantes funções administrativas. O religioso também fez parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o que demonstra sua contribuição para o fortalecimento da Igreja no Brasil.
Desde jovem, o homenageado demonstrou sua inclinação para o caminho espiritual, tendo recebido os sacramentos da iniciação cristă na Paróquia da Imaculada, em Campinas, onde foi fortemente inspirado pelo pároco Antônio Teixeira Filho.
Seus estudos foram realizados na Fundação Bradesco, entre 1988 e 2000. Nesse período, o então aspirante a sacerdote começou a ser acompanhado pela pastoral vocacional da Arquidiocese de Campinas.
No dia 13 de fevereiro de 2001, Michel ingressou no Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Campinas, onde cursou Filosofia na PUC. Posteriormente, sua caminhada de fé o levou à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em 2006.
Em um momento de entrega plena, professou seus votos perpétuos em 27 de novembro de 2011, no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em São Paulo. De 2009 a 2012, Santos estudou Teologia na PUC-SP, No dia 8 de dezembro de 2012, ele foi ordenado no Santuário das Almas, em São Paulo, iniciando seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Delfim Moreira/MG.
A ordenação presbiteral ocorreu em 3 de agosto de 2013, pelas mãos de dom Pedro Luiz Stringhini, na Paróquia São José, em Campinas. Seu ministério presbiteral percorreu vários lugares, como vigário e pároco, sempre refletindo a compaixão e o zelo missionário.
Entre 2018 e 2020, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, onde se tornou clérigo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, e posteriormente na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes, onde permanece até hoje.