Políticas públicas para mulheres de Mogi das Cruzes podem alcançar nível nacional
4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres abre espaço para demandas das mogianas e visa a formulação de políticas públicas na cidade
18/07/2025 17h22, Atualizado há 3 meses

mulheres no mercado de trabalho | Reprodução/Freepik
Acontece neste sábado (19), a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Mogi das Cruzes. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria de Assistência Social e acontecerá na Escola Prof.ª Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba, das 8h às 16h30. Mais de 150 mulheres já se inscreveram para o evento.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A conferência é uma oportunidade para ouvir as demandas da população feminina do município e levar adiante para a formulação de políticas públicas na Cidade, que podem alcançar nível nacional. Isto porque as ideias e reflexões construídas durante os grupos de trabalho no evento também serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da Conferência de Políticas para as Mulheres – esta última prevista para ocorrer em outubro.
“A Secretaria da Mulher foi criada com o compromisso de garantir ações estruturadas e contínuas. Este encontro nos oferece insumos reais para nortear nossas próximas políticas, baseadas na escuta ativa das mulheres da cidade. Mogi está construindo um novo capítulo na promoção da igualdade de gênero”, disse a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.
Com o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento segue as diretrizes do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Dessa forma, a Conferência busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.
“A criação da Secretaria da Mulher é um marco para Mogi das Cruzes. Mais do que institucional, é uma ação prática e necessária para ampliar a rede de apoio às mulheres e construir uma cidade com mais justiça e oportunidades para todas”, diz a prefeita Mara Bertaiolli.
Programação 19/7
• 08h às 09h00 – Credenciamento
• 09h00 – Abertura e formação da mesa de trabalhos
• 09h30 às 10h10 – Participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes (online), e da jornalista e militante feminista negra, Juliana Gonçalves
• 10h10 – Apresentação do Monitor Municipal de Gênero e Desigualdade, com Jamile Santana (Secretaria de Governo e Transparência)
• 10h30 – Leitura do Regimento
• 10h50 às 12h30 – Discussão dos eixos temáticos
• 12h30 às 13h30 – Almoço
• 13h30 às 13h40 – Apresentação Cultural com Carla Pozo
• 13h40 às 15h00 – Plenária Final
• 15h00 às 15h45 – Eleição das Delegadas para a Conferência Estadual
• 16h00 – Encerramento