Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

População mogiana contará com atendimento voluntário de alunos da UMC

Alunos dos cursos de psicologia, serviço social, fisioterapia, educação física e odontologia irão cumprir suas atividades extensivas em contato direto com a comunidade

Por Victoria Freitas
27/08/2025 09h19, Atualizado há 5 meses

Assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Universidade Mogi das Cruzes | Foto: Victória Freitas

Alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) passarão a colocar em prática seus conhecimentos acadêmicos em ações voltadas diretamente à população mogiana, em lugares em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os estudantes dos cursos de psicologia, serviço social, fisioterapia e educação física irão cumprir suas atividades extensivas em contato direto com a comunidade, ampliando a oferta de serviços gratuitos voltados ao bem-estar dos idosos atendidos na Vila Dignidade, além de ações com a população em situação de rua. Já os alunos de odontologia irão atuar em ações específicas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A parceria foi oficializada em cerimônia nesta terça-feira (26) no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na UMC. O evento contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli (PL), do diretor administrativo da universidade, Luiz Carlos Leite, da secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, da professora doutora Tatiana Melo, além de vereadores, secretários municipais, alunos e docentes.

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento das habilidades práticas dos alunos, permitindo que exerçam junto à comunidade o que aprendem na teoria em sala de aula. Para isso, vão atender as demandas de secretarias municipais.

“A gente acredita que a formação só é completa quando o aluno tem a base teórica, a atividade prática e o entendimento da comunidade em que ele está atuando. O aluno é formado para que tenha excelência acadêmica, mas que ele veja as pessoas, que ele entenda e faça a diferença. Vendo as pessoas como pessoas”, reforça a coordenadora de pesquisa e pós-graduação, Tatiana Melo.

A expectativa é de que o projeto alcance outras áreas como saúde, esporte e meio ambiente. “Fizemos com a secretaria de assistência social, mas nós vamos fazer com outras áreas dentro da administração e dentro do que a cidade necessita”, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.

Mais noticias

Fantasia de Carnaval: confira a opção ideal para cada signo

Dia do Croissant: 3 receitas práticas para o café da tarde

5 penteados com piranhas de cabelo para enfrentar o verão com estilo

Veja Também