Diário Logo

O Diário Logo

Após reclamações, semáforo na João XXIII terá um novo período de testes

De acordo com a administração municipal, 'a implantação do semáforo foi feita para ampliar a segurança e prevenção', mas gerou trânsito no local

6 de junho de 2024

Confira o congestionamento formado ao longo desta manhã (06/06) | Reprodução Redes Sociais

Reportagem de: Fabio Pereira

Os moradores de Mogi das Cruzes enfrentaram, na manhã desta quinta-feira (6/6), um intenso trânsito na avenida João XXIII. Segundo eles, o tempo para acessar a região central chegou a ultrapassar 60 minutos. Após as reclamações, no período da tarde o equipamento passou a operar com o sinal amarelo piscando e um novo período de testes será feito.

Por volta das 17h, horário de pico no local, o tráfego fluía bem com o semáforo apenas no amarelo piscante, sem parar o trânsito, ao contrário do que ocorreu pela manhã, quando o semáforo começou a funcionar.

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, “a implantação do semáforo foi feita para ampliar a segurança e prevenir acidentes”. Mas O Diário questionou a administração municipal acerca do número de acidentes que ocorreram na via ao longo dos últimos anos e, ainda, se a criação de um semáforo no cruzamento seria necessária. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

“É uma mudança que deve beneficiar uns 50, 60 moradores, mas prejudica um bairro todo”, afirmou Fábio Medeiros, que completa: “Não consegui levar meu filho à escola por conta do trânsito local”. Próximo ao local, uma rua pouca movimentada leva até um condomínio de prédios de alto padrão.

LEIA TAMBÉM

Em nota, além de anunciar o novo período de testes, a prefeitura citou o “efeito dominó” para justificar o congestionamento na manhã desta quinta-feira. Além da novidade para os motoristas, citou obras da Comgás, recapeamento e mudança de acesso na avenida. Sobre o período de testes, ainda não foi detalhado pela prefeitura como será feito.

Veja o que diz a nota da prefeitura

“Frente ao comportamento viário observado na manhã desta quinta-feira (06/06), o funcionamento do novo semáforo da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães terá um novo período de testes, operando temporariamente em amarelo piscante”, informa a nota. 

“Na manhã desta quinta-feira (06/06), o corredor formado pelas avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães registrou lentidão causada por um “efeito dominó”, causado por um conjunto de fatores.

Além da natural adaptação dos motoristas ao novo sistema de trânsito implantado na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, também foram registradas obras da empresa Comgas na região de Cezar de Souza, recapeamento na avenida Ricieri José Marcatto e a interrupção do acesso da avenida Francisco Rodrigues Filho para a avenida Pedro Romero, nas obras do Corredor Nordeste”, ressalta a nota.

RECLAMAÇÕES

“É engatar a primeira e parar. Parece São Paulo, é absurdo”, lamentou a educadora e psicopedagoga Tati Rodrigues, que também enfrentou a lentidão na João XXIII. Ela conta que foi a primeira vez que “pegou o semáforo”, já que passa o dia todo fora do trabalho, mas que já sente que a mudança gerou “uma piora na qualidade de vida” dos moradores.

“O trânsito é assim o dia todo, manhã, tarde e final do expediente, um horror“, comenta um seguidor de O Diário. “Estreitamento de pista, faixa de bicicleta, mudança no retorno são ingredientes que colaboram para o caos no local”, afirma outro seguidor

Veja Também