Professores de Mogi das Cruzes dão dicas sobre redação e matemática para o Enem 2024
Confiras algumas dicas que podem ajudar nesta reta final de estudos, principalmente aos conhecimentos relacionados às ciências exatas e às ciências humanas

Inscrições terminam no dia 23 de junho e a prova vai ser aplicada no dia 13 de julho | Divulgação/Freepik
Reportagem de: Fabio Pereira
Com a proximidade da realização do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), que, neste ano, ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro, jovens, adultos e demais estudantes de Mogi das Cruzes que irão prestar a prova buscam intensificar os estudos a fim de conseguir uma bolsa de estudos para o acesso gratuito ao ensino superior. Pensando nisso, O Diário separou algumas dicas que podem ajudar nesta reta final, principalmente relacionadas à matemática e à redação.
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O professor Renato Lemes, que segue à frente de um curso pré-vestibular gratuito há 15 anos em Mogi das Cruzes – atualmente com 250 alunos matriculados –, afirma que ao longo do tempo mais de 2 mil alunos obtiveram acesso ao ensino superior devido à participação no cursinho. Ele destaca que na preparação para a realização do Enem 2024 é necessário trabalhar conhecimentos que, posteriormente, serão exigidos ao longo da execução da prova.
“Ministro uma linguagem específica voltada ao Enem, focada na interdisciplinaridade e contextualização. Isso significa que sempre incentivamos os alunos a conectar conhecimentos de diferentes áreas, como história, geografia, filosofia e, até mesmo, biologia e física, quando necessário. Também focamos bastante na leitura crítica de textos e gráficos, habilidades que são cobradas de forma recorrente nas questões do exame”, explica.
O professor também destaca que, a poucos dias do Enem 2024, são sugeridos métodos de estudos focados em revisões ativas, além dos estudantes realizaram simulados cronometrados. Além disso, é recomendado que os alunos revisem suas anotações dos principais tópicos e, se possível, refaçam questões de provas anteriores, especialmente aquelas em que há mais dificuldade.

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Aluna aprovada
Giulia Tote Barcellos, de 22 anos, é uma das pessoas que conseguiu acesso ao ensino superior devido ao método “Bússola da Aprovação” e à dedicação pessoal. A jovem foi a 11ª colocada no vestibular da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, realizado em 2020, para o curso de Sistemas de Informação.
No meu ano foi implementado o método da bússola, que me ajudou muito nos estudos, principalmente da reta final, em que eu foquei no que precisava melhorar e nos conteúdos que tinham mais peso nos vestibulares. Estudava mais ou menos três horas por dia”, relembra Giulia.
Dicas de conteúdo: História
Segundo o professor Renato Lemes, o processo mencionado acima contribui com a uma melhor fixação dos conteúdos, permitindo que os estudantes identifiquem seus pontos fracos, mas, ao mesmo tempo, lembrem da importância de descansar a mente nas horas finais antes do exame.
TEMA | CONTEÚDO |
Redemocratização e Ditadura Militar no Brasil: | História recente do Brasil. |
Globalização e Neoliberalismo: | Fundamental para questões de Geografia e atualidades. |
Revoluções Industriais e os Impactos no Trabalho: | Entender como isso afeta o contexto social e econômico. |
Guerra Fria e seus desdobramentos: | Doutrina Truman, Plano Marshall, queda do Muro de Berlim |
Desigualdades sociais e raciais no Brasil: | Questões sociais, política de cotas, favelas, entre outros. |
Meio ambiente e sustentabilidade: | Mudanças climáticas, biomas brasileiros, desenvolvimento sustentável. |
Dicas de conteúdo: Matemática
TEMA | CONTEÚDO |
Porcentagem | Aumento e Redução de Percentual |
Trigonometria | Funções, Identidades e Relações de Ângulos |
Proporcionalidade | Razão e Proporção, Regra de Três |
Gráficos e Funções | Características e Transformações dos Gráficos |
Geometria Plana | Ângulos, Triângulos, Polígonos, etc |
O professor de matemática Matheus Toshio explica que um dos métodos mais eficazes de aprendizado é a realização de um exercício em que os estudantes se imaginam ensinando a matéria que estão estudando a um colega ou parente.
Dessa forma, se a pessoa conseguir entender o que foi ensinado, isso não apenas indica que o aluno compreendeu o conteúdo, mas também demonstra sua habilidade de adequar o aprendizado a um público que ainda não tenha assimilado a informação.
“Na reta final, em relação à memorização, recomendo que os alunos façam mapas mentais e resumos. Assim os pensamentos referente à matéria estudada ficam organizados de forma ideal. Os alunos também podem utilizar dos famosos ‘jingles’, que são as musiquinhas clássicas usadas pelos professores como forma de associar uma memória a um conhecimento, o que ajuda a reter melhor a informação”, comenta o professor.
Dicas de conteúdo: Redação
A professora de redação e produção textual Cris Lessa explica que não existe fórmula mágica para uma boa escrita, ela é progressiva e contínua, além de estar atrelada à leitura e ao repertório cultural do aluno.
“Entender a estrutura textual solicitada pelo Enem é um fator importante, visto que a redação é estratégica, ademais a leitura de textos anteriores pode ajudar no processo de criação e ampliação do vocabulário”, destaca.
Segundo a professora, os alunos produzem os textos sempre com o olhar voltado para uma problemática social brasileira, articulando com a realidade e seu repertório. “Para uma boa escrita é importante manter-se ativo e disciplinado, afinal a constância vai fazer com que o aluno entenda a estrutura textual e suas abordagens”, finaliza.