Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Professores de Mogi das Cruzes dão dicas sobre redação e matemática para o Enem 2024

Confiras algumas dicas que podem ajudar nesta reta final de estudos, principalmente aos conhecimentos relacionados às ciências exatas e às ciências humanas

25 de outubro de 2024

Inscrições terminam no dia 23 de junho e a prova vai ser aplicada no dia 13 de julho | Divulgação/Freepik

Reportagem de: Fabio Pereira

Com a proximidade da realização do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), que, neste ano, ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro, jovens, adultos e demais estudantes de Mogi das Cruzes que irão prestar a prova buscam intensificar os estudos a fim de conseguir uma bolsa de estudos para o acesso gratuito ao ensino superior. Pensando nisso, O Diário separou algumas dicas que podem ajudar nesta reta final, principalmente relacionadas à matemática e à redação.

O professor Renato Lemes, que segue à frente de um curso pré-vestibular gratuito há 15 anos em Mogi das Cruzes – atualmente com 250 alunos matriculados –, afirma que ao longo do tempo mais de 2 mil alunos obtiveram acesso ao ensino superior devido à participação no cursinho. Ele destaca que na preparação para a realização do Enem 2024 é necessário trabalhar conhecimentos que, posteriormente, serão exigidos ao longo da execução da prova. 

“Ministro uma linguagem específica voltada ao Enem, focada na interdisciplinaridade e contextualização. Isso significa que sempre incentivamos os alunos a conectar conhecimentos de diferentes áreas, como história, geografia, filosofia e, até mesmo, biologia e física, quando necessário. Também focamos bastante na leitura crítica de textos e gráficos, habilidades que são cobradas de forma recorrente nas questões do exame”, explica.

O professor também destaca que, a poucos dias do Enem 2024, são sugeridos métodos de estudos focados em revisões ativas, além dos estudantes realizaram simulados cronometrados. Além disso, é recomendado que os alunos revisem suas anotações dos principais tópicos e, se possível, refaçam questões de provas anteriores, especialmente aquelas em que há mais dificuldade.

Aluna aprovada

Giulia Tote Barcellos, de 22 anos, é uma das pessoas que conseguiu acesso ao ensino superior devido ao método “Bússola da Aprovação” e à dedicação pessoal. A jovem foi a 11ª colocada no vestibular da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, realizado em 2020, para o curso de Sistemas de Informação.

No meu ano foi implementado o método da bússola, que me ajudou muito nos estudos, principalmente da reta final, em que eu foquei no que precisava melhorar e nos conteúdos que tinham mais peso nos vestibulares. Estudava mais ou menos três horas por dia”, relembra Giulia. 

Dicas de conteúdo: História

Segundo o professor Renato Lemes, o processo mencionado acima contribui com a uma melhor fixação dos conteúdos, permitindo que os estudantes identifiquem seus pontos fracos, mas, ao mesmo tempo, lembrem da importância de descansar a mente nas horas finais antes do exame.

TEMACONTEÚDO
Redemocratização e Ditadura Militar no Brasil: História recente do Brasil.
Globalização e Neoliberalismo:Fundamental para questões de Geografia e atualidades.
Revoluções Industriais e os Impactos no Trabalho:Entender como isso afeta o contexto social e econômico.
Guerra Fria e seus desdobramentos:Doutrina Truman, Plano Marshall, queda do Muro de Berlim
Desigualdades sociais e raciais no Brasil:Questões sociais, política de cotas, favelas, entre outros.
Meio ambiente e sustentabilidade:Mudanças climáticas, biomas brasileiros, desenvolvimento sustentável.

Dicas de conteúdo: Matemática

TEMACONTEÚDO
PorcentagemAumento e Redução de Percentual
TrigonometriaFunções, Identidades e Relações de Ângulos
ProporcionalidadeRazão e Proporção, Regra de Três
Gráficos e FunçõesCaracterísticas e Transformações dos Gráficos
Geometria PlanaÂngulos, Triângulos, Polígonos, etc

O professor de matemática Matheus Toshio explica que um dos métodos mais eficazes de aprendizado é a realização de um exercício em que os estudantes se imaginam ensinando a matéria que estão estudando a um colega ou parente.

Dessa forma, se a pessoa conseguir entender o que foi ensinado, isso não apenas indica que o aluno compreendeu o conteúdo, mas também demonstra sua habilidade de adequar o aprendizado a um público que ainda não tenha assimilado a informação.

“Na reta final, em relação à memorização, recomendo que os alunos façam mapas mentais e resumos. Assim os pensamentos referente à matéria estudada ficam organizados de forma ideal. Os alunos também podem utilizar dos famosos ‘jingles’, que são as musiquinhas clássicas usadas pelos professores como forma de associar uma memória a um conhecimento, o que ajuda a reter melhor a informação”, comenta o professor. 

Dicas de conteúdo: Redação

A professora de redação e produção textual Cris Lessa explica que não existe fórmula mágica para uma boa escrita, ela é progressiva e contínua, além de estar atrelada à leitura e ao repertório cultural do aluno.

“Entender a estrutura textual solicitada pelo Enem é um fator importante, visto que a redação é estratégica, ademais a leitura de textos anteriores pode ajudar no processo de criação e ampliação do vocabulário”, destaca. 

Segundo a professora, os alunos produzem os textos sempre com o olhar voltado para uma problemática social brasileira, articulando com a realidade e seu repertório. “Para uma boa escrita é importante manter-se ativo e disciplinado, afinal a constância vai fazer com que o aluno entenda a estrutura textual e suas abordagens”, finaliza.

Veja Também