Rodrigo Valverde se reúne com lideranças e confirma pré-candidatura a deputado estadual
No encontro e em entrevista ao O Diário, Valverde disse que o "grupo deverá atuar como oposição à futura gestão, mas sem prejudicar a cidade"
Valverde recebeu líderes e aliados em seu escritório em Mogi | Divulgação/Mogi da Prosperidade
Reportagem de: Fabricio Mello
Ex-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes, Rodrigo Valverde (PT) realizou um encontro com membros e lideranças dos partidos que integram a Coligação Mogi da Prosperidade na noite desta segunda-feira (25). Em seu escritório, o advogado e aliados definiram os próximos objetivos e metas da frente progressista, além de confirmarem a pré-candidatura de Valverde a deputado estadual nas eleições de 2026.
Em entrevista ao O Diário nesta terça-feira (26), Valverde falou sobre a definição de seu nome como representante da chapa nas eleições de 2026.
“A gente teve o melhor resultado do partido, e do nosso campo progressista, na região. É uma região muito importante para o país, não só para o Estado, e que precisa dessa voz [de esquerda], então é uma honra estar ocupando esse espaço neste momento”, disse Valverde, por telefone.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A possibilidade de Valverde iniciar os trabalhos para sua candidatura em 2026 já havia sido revelada no começo deste mês pelo O Diário, que conversou sobre o futuro da esquerda em Mogi em uma entrevista com os três vereadores eleitos pela coligação. Na ocasião, Rodrigo Romão (PCdoB) disse que Valverde era “uma das novas lideranças da esquerda” e teve a força reconhecida, também, pela vereadora reeleita Inês Paz (PSOL).
Sobre a sua pré-candidatura, ele destacou que seu nome não necessariamente representará todos os partidos do Mogi da Prosperidade, uma vez que cada partido ainda deverá discutir eventuais nomes para 2026 por conta de “compromissos partidários”. Entretanto, ressaltou que deverá ser o candidato do PT e, possivelmente, do PCdoB e do PV, que compõem a federação com a legenda de Valverde.
Ainda durante a ligação, Valverde comentou sobre a reunião com as lideranças e membros da coligação. Segundo ele, a prioridade, nesse momento, é manter a união entre os grupos que compõem o Mogi da Prosperidade e manter o movimento ativo. Sobre a chapa, Valverde comentou que a ideia é que ela passe por uma mudança de nome – que deve ser revelado em janeiro de 2025, na próxima reunião do grupo.
“A tarefa principal é ser um movimento de oposição ao governo Mara Bertaiolli, mas sem prejuízo de ajudar nas ações de consenso do governo Mara Bertaiolli. Por exemplo: estamos dispostos a trazer recursos para cidade, articular políticas públicas do governo federal, então se o governo da Mara der abertura – conforme deliberamos ontem – nós ajudaremos a cidade.”
Outro ponto discutido é que o grupo deve continuar ativo no suporte para os vereadores eleitos pela chapa – Inês Paz, Iduigues Martins (PT) e Rodrigo Romão – e atuante no dia-a-dia da cidade. Ao O Diário, Valverde disse que, uma vez por mês, o grupo deve se reunir em distritos da cidade para dialogar com a população.
A reunião de ontem, vale mencionar, contou, também, com a presença da ex-candidata a vice-prefeita e colega de chapa de Valverde, Jane Gondim (PDT), e do deputado federal Alfredinho (PT).