Diário Logo

Saiba como o Dia da Consciência Negra se tornou feriado nacional

De acordo com o Senado Federal, até 2023, o dia era reconhecido como feriado nacional em apenas seis estados e aproximadamente 1,2 mil cidades em todo o território brasileiro

19 de novembro de 2024

Pintura de Zumbi feita por Antonio Parreiras em 1927 | Reprodução

Reportagem de: Fabio Pereira

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), remete, historicamente, ao dia em que o líder do Quilombo dos Palmares, o Zumbi, foi morto no ano de 1695. A Lei 14.759, publicada no Diário Oficial da União em dezembro do ano passado, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A data, no entanto, não fazia parte do calendário nacional. 

De acordo com o Senado Federal, até 2023, o dia era reconhecido como feriado nacional em apenas seis estados e aproximadamente 1,2 mil cidades em todo o território brasileiro. A folga, portanto, dependia da lei municipal ou estadual. Apesar disso, nos setores considerados “não essenciais”, a legislação trabalhista permite que o expediente ocorra normalmente neste dia.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Nascido em 1655, no Quilombo dos Palmares, localizado na atual região de Alagoas, Zumbi tornou-se líder desse quilombo, que abrigava escravizados fugidos e seus descendentes, representando um refúgio e uma forma de resistência à opressão colonial.

Zumbi foi reconhecido como um dos importantes líderes que representaram o combate à escravidão no Brasil, principalmente entre os anos de 1678 a 1695. Ele assumiu a liderança de Palmares no final do século XVII, quando o quilombo estava sob constante ataque das forças coloniais portuguesas.

O quadro 'Casa de Negros', pintado por Johann Moritz Rugendas em 1835 | Reprodução

O quadro ‘Casa de Negros’, pintado por Johann Moritz Rugendas em 1835 | Reprodução

Zumbi também lutou pela liberdade dos negros escravizados, comandando as defesas do quilombo contra invasões, além de ser uma figura de resistência cultural e política. Sua morte, em 20 de novembro de 1695, marcou a destruição final do Quilombo dos Palmares.

O feriado em Mogi

Em virtude da data, a Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente, mas os serviços essenciais funcionarão normalmente. As atividades do Executivo municipal retornarão na quinta-feira (21/11).O Mercado Municipal funcionará das 7h às 14h, enquanto as feiras seguirão seus horários habituais.

Já para quem pensa em se divertir, os parques municipais também seguem funcionando normalmente: o Leon Feffer, das 7h às 17h; o Parque Centenário, das 7h às 18h; o Parque da Cidade, das 6h às 18h; e o Parque Airton Nogueira, das 7h às 22h.

Na área da Saúde, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal estará em operação, com entrada pela rua Gutterman, nº 577, em Braz Cubas. O Pronto Atendimento Vagalume, no Mogilar, e a unidade 24 horas do Jardim Universo também atenderão a população. Em caso de necessidade, o Cure 192 estará disponível para remoções de pacientes.

Para urgências e emergências, as UPAs 24 horas de Rodeio (avenida Pedro Romero, s/nº), Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva com Cecília da Rocha) funcionarão ininterruptamente.

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas atenderão pelo telefone 153 para denúncias, reclamações e situações de emergência no feriado da Consciência Negra.

A coleta de lixo seguirá o cronograma normal em todos os bairros, e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.

 

Veja Também