Após incêndio, Semae avalia danos em prédio anexo de estação elevatória em Mogi
Unidade, localizada em Jundiapeba, foi alvo de vandalismo na noite desta segunda-feira; Semae informou que irá registrar um boletim de ocorrência
19/08/2025 12h14, Atualizado há 2 meses

Fogo na unidade do Semae na noite desta segunda-feira (18) | Reprodução
Após o incêndio que atingiu um prédio anexo à Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, na noite de segunda-feira (18), o Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) informou que, em uma constatação preliminar, as chamas afetaram apenas a pintura, a rede elétrica e parte da estrutura básica do imóvel. A elevatória não foi comprometida e segue funcionando normalmente.
Segundo a autarquia, o imóvel foi alvo de vandalismo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. O prédio estava vazio no momento da ocorrência e não houve vítimas.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A construção havia sido feita em gestões anteriores para abrigar uma base de manutenção de esgoto no bairro, mas essa função está em reavaliação. O Semae ressaltou ainda que registrará boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue o caso.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado, a segurança dos equipamentos públicos continua sendo um desafio. “Infelizmente, a cada ano, é necessário aumentar o investimento em segurança e monitoramento nos equipamentos da autarquia, a fim de evitar furtos e vandalismo. Apesar da diminuição dos casos, ainda não conseguimos evitar 100% esse tipo de ocorrência”, declarou.
O Semae reforça o pedido para que moradores próximos às unidades colaborem informando situações suspeitas à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal (153), que atuam 24 horas por dia.
Casos semelhantes
Em 13 de março, o Semae identificou atos de vandalismo e furto de cabos elétricos em uma Estação Elevatória de Esgoto no Jardim das Bandeiras, em César de Souza. O funcionamento da unidade foi restabelecido no mesmo dia, mas, durante a paralisação, a rede ficou sujeita a sobrecarga, o que poderia provocar entupimentos na tubulação e vazamento de esgoto nas ruas.
Já em abril, o bairro da Vila da Prata teve o abastecimento prejudicado após furto e vandalismo registrados de madrugada na Estação Elevatória de Água da região. De acordo com o Semae, componentes elétricos foram levados, comprometendo temporariamente a operação da unidade.