Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Semae fará pausa no abastecimento de água na região do Caputera na segunda-feira para obras de modernização

Serviços estão previstos para acontecer entre 8h e 14h, com retomada do abastecimento na sequência e normalização durante a noite

Por O Diário
10/07/2026 10h59, Atualizado há 2 horas

Obras devem reduzir problemas de baixa pressão na região, segundo a prefeitura | Divulgação/PMMC

O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), de Mogi das Cruzes, realizará uma interrupção no abastecimento de água na área do Caputera, Jardim Camila e Vila Natal na próxima segunda-feira (13). A pausa será para interligar redes que integram as obras de modernização da distribuição de água na região com a instalação do distrito de medição e controle A previsão é de que os serviços sejam realizados das 8h às 14h, com retomada do abastecimento na sequência e normalização durante a noite.

Segundo a nota divulgada pela autarquia, é recomendado a economia no consumo, mas o Semae informou que quem tem caixa d’água possivelmente não terá a rotina afetada.

Ainda conforme o que foi divulgado, o distrito de medição e controle é um investimento de R$ 915 mil da autarquia na implantação ou substituição de aproximadamente 1.600 metros de rede, instalação de válvulas e ventosas. O objetivo é reduzir problemas de baixa pressão em pontos mais altos do Caputera, Jardim Camila e Vila Natal. A medida, ainda segundo o Semae, deve beneficiar cerca de 2,9 mil moradores.

A autarquia explicou, ainda, que região é abastecida por sistemas de bombeamento diretamente conectados na rede de distribuição (estruturas tecnicamente conhecidas como boosters). No entanto, com o crescimento populacional, houve um aumento de demanda, o que teria criado a necessidade de novas intervenções para manter a estabilidade do serviço.

A instalação de um distrito de medição e controle é semelhante à setorização, que é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas. De acordo com o Departamento Técnico do Semae, Aproximadamente 90% de toda rede prevista já foram assentadas.

Ruas que serão afetadas pela pausa no abastecimento

  • Rua Villa Lobos
  • Rua Henrique Bernadelli
  • Rua José Geraldo Martins
  • Avenida Jorge Salvarani
  • Rua João Reginato
  • Rua Ricardina de Almeida Carbonari
  • Rua Horácio de Oliveira Junior
  • Avenida Gilberto Rodrigues de Souza
  • Rua Antônio de Sá
  • Avenida José Glicério de Melo
  • Rua Julia Navajas de Oliveira
  • Rua José Bonafé
  • Rua Quintino Signorini
  • Rua Emília Faustina de Melo Ribas
  • Rua Emilio Leopoldo da Cruz
  • Rua Adélia Rapanelli Coccaro
  • Rua Capitão Benedito Pedro dos Santos
  • Rua João Batista Gerevini
  • Rua Santo Agostinho
  • Rua Santo Elias
  • Rua Santo Alberto
  • Rua São Lucas
  • Rua Cinco
  • Rua Laurentino Alves dos Santos
  • Rua Viela Quatro
  • Rua Carlos Rissoni
  • Rua Darcy de Toledo
  • Rua João Paschoal Pino
  • Rua Darcy Fernandes da Cruz

Mais noticias

Entrada dos Palmitos e procissão marcam o encerramento da Festa do Divino de Brás Cubas

Mês das férias: 10 dicas para garantir o bem-estar dos animais 

Prouni: inscrições para o 2º semestre terminam nesta sexta-feira

Veja Também