Tarcísio de Freitas virá a Mogi das Cruzes na terça (25) para a inauguração da ‘Praça da Cidadania’
Governador do Estado de São Paulo vira à cidade pela primeira vez desde o início de seu mandato, em 2023

Tarcísio de Freitas | Governo do Estado de São Paulo
Reportagem de: O Diário
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, virão a Mogi das Cruzes na próxima terça-feira (25/2), às 10h, para a inauguração da “Praça da Cidadania”, em Jundiapeba. A aproximação com o governo estadual foi, inclusive, uma das bandeiras de campanha, em 2024, da então candidata à prefeitura pelo PL, Mara Bertaiolli, e do seu vice, Téo Cusatis (PSD).
Esta será a primeira vez que o governador virá à cidade desde o início do mandato, em 2023. No Alto Tietê, por exemplo, ele já esteve em Suzano. Neste ano, a aproximação da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado já foi mencionada em outras ocasiões, como durante a visita do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, ao município para vistoriar a Maternidade Municipal, construída no distrito de Braz Cubas, mas que ainda segue sem funcionamento.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A inauguração da Maternidade Municipal foi anunciada pelo governo Mara Bertaiolli em novembro do ano passado, durante uma reunião com Eleuses Paiva e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado (PL). À época, Téo Cusatis afirmou que “o compromisso da abertura foi assumido pelo governo estadual”.
As tratativas de Mogi das Cruzes com o Estado também se estenderam a outros setores, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Por meio do superintendente Sérgio Henrique Codelo Nascimento, o órgão anunciou a construção da ponte sobre o Rio Tietê, na Volta Fria.
Em 2025, a cidade também recebeu o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que discutiu questões de mobilidade urbana e transporte sobre trilhos. Entre os anúncios, estão a reforma das quatro estações de trem do município, a extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza e a remoção das passagens de nível.
“Desde o primeiro dia de mandato contamos com o apoio e suporte do governo estadual. Estivemos com secretários de Estado e mais do que isso, garantimos a retomada de investimentos importantes para a cidade. A vinda do governador a Mogi, ao lado da presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, consagra essa parceria de trabalho e conquistas para a nossa cidade.
A Praça da Cidadania será inaugurada e certamente outros anúncios importantes para a cidade também acontecerão”, adiantou a prefeita.
‘Praça da Cidadania’
A “Praça da Cidadania”, construída na avenida Lourenço de Souza Franco, 1.010, ao lado do Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba, tem investimento de R$ 4,7 milhões, viabilizados pelo Fundo Social do Estado de São Paulo. Além da administração municipal, o programa conta com apoio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
O equipamento, instalado na área de 4.415 metros quadrados, conta com espaços para a prática de esportes e lazer, como quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada, além de salas para cursos de qualificação, espaços para serviços ao cidadão e salas multiuso.
A Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social, instalada na área da “Praça da Cidadania”, dispõe de administração, copa, lavanderia, sala de esterilização, depósito, almoxarifado e quatro sanitários, dois deles adaptados para pessoas com deficiência. O espaço abriga, ainda, horta e canteiro de obras destinados ao curso de construção civil.
Para minimizar os impactos ambientais, a escola foi projetada com soluções sustentáveis, como iluminação em LED, pisos permeáveis e jardins que auxiliam na retenção e infiltração da água da chuva. O espaço também conta com sistema de captação e reaproveitamento de água pluvial.
No local serão promovidos cursos gratuitos voltados para a população em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é estimular a autonomia financeira por meio do empreendedorismo e da participação no mercado de trabalho.
Neste primeiro ciclo serão oferecidas as seguintes modalidades: auxiliar administrativo, auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, cuidador de idosos, confeitaria básica, panificação básica, informática básica (pacote básico) e costureiro básico industrial, com cargas horárias entre 20 horas/aula até 80 horas/aula, dependendo do curso escolhido.