Tempestade causa estragos e moradores sofrem com apagão em Mogi das Cruzes
A Defesa Civil informou que o volume de chuva registrado foi de 54mm, provocando transtornos em várias partes da cidade
Defesa Civil segue monitorando a cidade como parte da Operação Verão | Josué Suzuki/O Diário
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Moradores de diversos bairros de Mogi das Cruzes enfrentaram, neste domingo (17), uma noite de temporal seguida por falta de energia, após o registro de 54 mm de chuva em um curto espaço de tempo. Além disso, ocorrências como queda de árvores e muros foram reportadas à Defesa Civil.
A Prefeitura de Mogi informou à equipe do O Diário que o volume de chuva registrado no domingo foi de 54mm, provocando transtornos em várias partes da cidade. Houve quedas de muros nos bairros Jardim Camila, Mogi Moderno e Alto do Ipiranga. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realizaram serviços emergenciais de limpeza, com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Outra área afetada foi a Escola Municipal Maria José Tenório de Aquino Silva, onde a manutenção está sendo realizada nesta segunda-feira (18) pela equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Educação. A Guarda Municipal também organizou uma operação para garantir a segurança da unidade de ensino.
Na Vila Estação, o acúmulo de água afetou algumas residências, com cerca de 20 famílias sendo atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que distribuíram colchões, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza. Outras famílias também receberam assistência na Vila Natal e no Jardim Aeroporto III.
Pontos de alagamento foram registrados em diversas regiões da cidade, incluindo os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas, no entanto, não houve relatos de famílias desalojadas, conforme informado pela sede do poder executivo.
Vale ressaltar que a Defesa Civil atende à população pelo telefone 199, disponível 24 horas por dia.
Falta de Energia
Moradores de vários bairros de Mogi das Cruzes enfrentaram a falta de energia em suas residências.
Após a publicação da matéria sobre o assunto no O Diário, os leitores do jornal comentaram sobre a situação. Muitos relataram a falta de energia nos bairros Rodeio, Aruã, Jardim Esperança e Alto do Ipiranga. A luz foi restabelecida algumas horas depois.