Três pontos de Mogi serão interditados neste final de semana; Confira as localidades
A prefeitura realiza obras de manutenção no Centro, na Avenida das Orquídeas e no Jardim Piatã I

Trecho da rua Galeão terá proibição do trânsito de veículos pesados e recuperação do local para trânsito de veículos leves será realizada neste final de semana | Divulgação/PMMC.
Reportagem de: Vitor Gianluca
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que neste final de semana, entre sábado (22/02) e domingo (23), três pontos da cidades serão interditados para manutenção. A passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, a avenida das Orquídeas, e a rua Galeão, localizada no Piatã I, recebem serviços de manutenção. Confira os dias e horários das interdições abaixo.
Avenida das Orquídeas
Neste domingo, a avenida das Orquídeas será interditada das 6h às 13h para a realização da Volta dos Farrapos de Ciclismo.

Passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu
A pista sentido Bairro-Centro da passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu também será interditada neste domingo (23/02), das 8h às 15h, para serviços de manutenção do forro da estrutura. A intervenção será realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria faz parte de uma série de trabalhos que estão sendo realizados no local desde o início do ano.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário de Mogi no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Durante o período de interdição, os motoristas que deixam o bairro do Mogilar em direção à região central de Mogi das Cruzes poderão utilizar a passagem em nível da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho ou o Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio. Agentes municipais de trânsito farão o monitoramento da região durante a interdição.

Para alertar os motoristas sobre a interdição, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito deslocou um Painel de Mensagens Móveis (PMV). O equipamento permanecerá no local com informações sobre a interrupção do trânsito deste domingo.
A passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu liga a região do Shangai e Centro Cívico ao bairro do Mogilar e vem recebendo uma série de ações de zeladoria desde o início deste ano. Entre os trabalhos realizados estão a pintura, manutenção de jardins e folhagens e a revitalização da sinalização de solo.
No último domingo (16/02), as equipes da Prefeitura realizaram o mesmo trabalho de manutenção na pista sentido Centro-Bairro da passagem subterrânea. Com a intervenção deste final de semana, mais uma etapa das ações será executada.
Rua Galeão
O trânsito de veículos pesados no trecho que cedeu da rua Galeão, no Jardim Piatã I, em Mogi, está proibido a partir desta quinta-feira (20/02), por razões de segurança. Já neste sábado e domingo, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria fará um trabalho de recuperação do trecho trafegável da via e será necessária a interdição total do local.
Em razão de fortes chuvas, parte da rua cedeu, o que traz insegurança para a circulação de pedestres, veículos, vans escolares e do sistema municipal de transporte coletivo municipal e intermunicipal, que utilizam a via, que é parte do corredor de ligação do bairro com o Jardim Piatã II.
Na manhã desta quinta-feira (20/02), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito, farão um acesso provisório no encontro das ruas Galeão, Itambé e Guaratinga, que será utilizado pelos ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal durante o período em que a passagem pelo trecho com risco estiver proibida. Na sequência, a interdição para veículos pesados passa a valer.
O trecho é utilizado pela linha E896 (Jardim Piatã) e por linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além de ser passagem de um trajeto do transporte coletivo de Itaquaquecetuba. As empresas responsáveis pelas operações já estão sendo avisadas sobre a alteração. Os passageiros deverão utilizar os pontos de embarque existentes fora do trecho de interdição.
“A execução deste acesso provisório entre as ruas é importante para evitar que a população que esta do outro lado do trecho interditado tenha de caminhar cerca de um quilômetro para ter acesso ao transporte coletivo. Com esta solução, a distância será de cerca de 300 metros. Pedimos a compreensão dos moradores, principalmente os usuários do transporte coletivo”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito, Ary Kamiyama.
Recuperação da via
Paralelamente a esta medida, a Prefeitura fará um trabalho de recuperação do leito trafegável da rua Galeão e que passa a ser utilizado apenas por veículos leves. Este trabalho será desenvolvido durante o final de semana e compreende a execução de melhorias no subleito da via, com troca de solo, base de material granular e compactação, além de reparo na pavimentação asfáltica.
“Como se trata de uma via de ligação entre os bairros e bastante utilizada pela população, estamos programando as intervenções, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito, para minimizar os transtornos aos moradores”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista.
Durante a realização dos trabalhos, a rua Galeão permanecerá interditada nas proximidades do viaduto que faz a ligação entre os Jardins Piatã I e II. Com isso, a opção para o trânsito de veículos é pelas ruas das Monções e Belmonte.
O secretário lembrou ainda que esta primeira parte dos trabalhos se refere à recuperação de onde os veículos estão transitando atualmente. Para a recuperação do ponto que cedeu, serão necessários mais estudos técnicos para verificação das melhores opções.
No início deste mês, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito realizou uma vistoria no local. Constada a complexidade da situação, foi solicitada uma segunda vistoria, desta vez com equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria e também a Defesa Civil.
Além dessas duas interdições, neste domingo (23/02), a avenida das Orquídeas será interditada das 6h às 13h para a realização da Volta dos Farrapos de Ciclismo.