UPA do Rodeio celebra 10 anos com cerca de 400 atendimentos por dia
Construída por meio de parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Federal, a UPA Rodeio teve investimento de cerca de R$ 3,7 milhões
24/10/2025 19h47, Atualizado há 5 horas
Foto: Divulgação PMMC
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodeio completa, nesta sexta-feira (24), 10 anos de funcionamento. Inaugurada em 2015, a unidade foi a primeira da cidade neste formato e realiza cerca de 12 mil atendimentos por mês, funcionando 24 horas por dia e acolhendo moradores do Rodeio, Jardim Maricá, Cezar de Souza, Botujuru e outras regiões do município.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Construída por meio de parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Federal, a UPA Rodeio teve investimento de cerca de R$ 3,7 milhões à época, e foi inaugurada durante a gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli, quando o atual vice-prefeito, Téo Cusatis, era secretário municipal de Saúde.
Localizada na Avenida Pedro Romero, trecho da Via Perimetral, a unidade representa uma conquista importante para a ampliação do acesso aos serviços de saúde no município. O equipamento conta com oito leitos de observação, incluindo dois leitos de observação pediátrica, um leito de isolamento e dois leitos de emergência, equipe de médicos em regime de plantão 24 horas por dia, para atendimento de urgências e emergências a usuários de todas as idades.
Nesta sexta-feira (24), o secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, esteve na unidade e entregou uma homenagem às recepcionistas Stella Flávia Teixeira Reis do Nascimento, 50 anos, e Marisa Takasahi, 59, que atuam na UPA Rodeio desde a inauguração. “Acompanhamos o crescimento e a evolução da unidade. No início, eram cerca de 60 atendimentos por dia, e hoje já são aproximadamente 400”, relembra Stella.
Marisa também recorda o início da trajetória. “Quando começaram a conhecer a UPA, as pessoas foram falando umas para as outras e o movimento foi crescendo. Hoje, o local é referência até para quem mora em outros bairros”, destaca.
Para o secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, a unidade é um exemplo de estrutura pública consolidada e essencial para a rede municipal. .”Em 10 anos, a unidade se transformou em referência regional, com profissionais dedicados e um serviço que a população reconhece e confia”, enfatiza.
Usuários como a atendente Bianca Cotrim, moradora da Vila Suíssa, reforçam a importância do serviço. “Sempre fui muito bem atendida aqui. Mesmo quando morava longe, era para cá que eu vinha quando precisava de atendimento”, afirma.
O autônomo Mike Rocha dos Reis, 43 anos, também elogia a unidade. “Moro no Botujuru e sempre resolvo tudo aqui. Não tenho nenhuma queixa, porque o atendimento é excelente”, destaca.
A supervisora Thayná Freitas, 36, que esteve na UPA acompanhando a filha Sophia, 13, também comenta sobre o serviço. “O atendimento é muito bom, desde os médicos até o pessoal da recepção. O melhor é que a gente já sai com os medicamentos em mãos”, afirma.