Veado-catingueiro resgatado em Mogi das Cruzes morre após sofrer ataque de cães
Segundo a Prefeitura, o animal foi resgatado nesta quarta-feira (30), em Biritiba Ussu, com múltiplas lesões causadas por mordidas, e morreu nesta quinta (31)
31/07/2025 12h44, Atualizado há 2 meses

Animal foi resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses | Foto: Divulgação/PMMC
Um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) que havia sido resgatado na tarde de quarta-feira (30) em Biritiba Ussu, distrito de Mogi das Cruzes, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quinta-feira (31). O animal foi encontrado por moradores com múltiplas lesões, causadas provavelmente por mordidas de cães soltos na região.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura foi acionada e realizou o resgate do animal, além de prestar os primeiros atendimentos veterinários. De acordo com os profissionais, o “veado estava visivelmente estressado, debilitado e com sinais claros de sofrimento”. Embora tenha passado por estabilização clínica, ele não resistiu ao quadro grave e morreu antes de ser transferido ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), na capital paulista.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Segundo a administração municipal, o caso acende um alerta sobre os riscos da presença de animais domésticos soltos em áreas de mata, especialmente cães, que oferecem ameaças cada vez mais frequentes à fauna silvestre.
Para reforçar esse alerta, o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, afirma que esses animais nativos, como o veado-catingueiro, são extremamente sensíveis ao estresse e não possuem defesas naturais contra ataques de cães. “É fundamental que tutores que residem próximos a áreas verdes mantenham seus pets sob controle”, finaliza.
Veado-catingueiro
O veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) é um cervídeo de pequeno porte, comum em diversas regiões da América do Sul, incluindo o Brasil. Sua pelagem marrom-acinzentada ajuda na camuflagem em meio à vegetação, com garganta e ventre mais claros.
Esse veado é encontrado em áreas de Cerrado, Caatinga, Pantanal e até na borda sul da Amazônia, preferindo ambientes com vegetação arbustiva e bordas de floresta. De hábitos solitários e diurnos, o veado-catingueiro pode formar pequenos grupos quando o alimento é limitado.