Vereadores de Mogi pedem reabertura do PS do Luzia de Pinho Melo
Unidade hospitalar opera de portas fechadas desde a pandemia do novo coronavírus (Covid-19); medida visa desafogar a saúde da região
Hospital Luzia de Pinho Melo | Secretaria de Estado da Saúde
Reportagem de: Fabio Pereira
Os vereadores de Mogi das Cruzes voltaram a debater sobre a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. A Moção (57/2024), que foi apresentada pelo vereador Carlos Lucarefski (PV), na última quarta-feira (5/5) durante sessão ordinária, recebeu a aprovação do Legislativo mogiano.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no Youtube.
Na Moção, o parlamentar argumenta que a área da saúde na cidade não foi impactada apenas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a epidemia de dengue, mas também com demandas de outras enfermidades que não puderam ser atendidas neste período. Vale lembrar que o Pronto-Socorro da unidade hospitalar foi fechado em 2021 e, desde então, o local passou a operar de portas fechadas.
Com a medida, o hospital só recebe pacientes que estão em situações de maior gravidade, geralmente encaminhados por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou do Corpo de Bombeiros. Muitos candidatos chegaram a prometer a reabertura do Pronto-Socorro em campanha. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já se mostrou favorável à abertura, mas quer estruturar a unidade antes disso.