Cozinheira escolar que alimenta gerações receberá reconhecimento da Câmara de Suzano
Como cozinheira, Eloide já serviu merenda para os quatro filhos, depois serviu também os netos e, agora, ela enche o prato dos bisnetos da própria família
Eloide Costa é reconhecida como a Cozinheira Escolar do Ano em Suzano | Acervo Pessoal.
Reportagem de: Vitor Gianluca
É com muito amor e profissionalismo que Eloide Meirelles Costa prepara as refeições dos alunos da Escola Estadual Helena Zerrenner, em Suzano. Com 73 anos de idade e mais de cinco décadas de dedicação à alimentação dos alunos, ela serviu merenda aos filhos, aos netos e, hoje, serve os bisnetos. Em reconhecimento à trajetória, Eloide será homenageada com o título de Cozinheira Escolar do Ano na sessão solene dos “Profissionais do Ano 2024”, promovida pela Câmara de Suzano.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Acesse O Diário no YouTube e receba conteúdos exclusivos.
Uma vida dedicada à educação
Eloide começou a trabalhar com apenas 19 anos, em 1970, na limpeza da Escola Estadual Helena Zerrenner. Treze anos depois, em 1983, assumiu o cargo de cozinheira pelo serviço público e, desde então, sua história se entrelaça com a de milhares de alunos que passaram pela escola.
Para ela, a relação com os alunos vai além da escola. “Alguns vão à minha casa, brincam até tarde com os meus netos”, conta aos risos. Quando se recorda do trabalho, ela cita um ingrediente especial: a dedicação. “O que me marcou durante todo este tempo foi a rotina. Eu tinha prazer de trabalhar, eu sempre trabalhei com muito amor. Fiz muitas amizades.”, relata Eloide.
Mas o que torna sua trajetória ainda mais fascinante é o impacto que ela teve na vida de uma mesma família ao longo das gerações. Como cozinheira, Eloide já serviu merenda para os quatro filhos, depois serviu também os netos e, agora, ela enche o prato dos bisnetos da própria família. Além disso, ela alimenta os filhos e até mesmo os netos de antigos alunos, criando um ciclo de afeto que vai além do tempo.
“A nossa família já está na terceira geração, todas estudaram lá e comeram a comida dela. Ela já tem bisnetos estudando e ela serve merenda para eles. Isso acontece também em outras famílias. Ela serviu os alunos, depois os filhos deles e, agora, os netos. As pessoas passam na escola anos depois e encontram com ela”, afirma Alessandra Regina, filha de Eloide.
Homenagem da Câmara de Suzano e legado
Eloide está entre os 36 homenageados pela Câmara de Suzano, dos quais quatro são profissionais da área da educação. A cerimônia acontecerá no dia 6 de dezembro, às 18h.
Apesar dos mais de 50 anos de história na educação, Eloide diz que o reconhecimento a pegou desprevenida. “O reconhecimento me pegou de surpresa, eu não esperava uma coisa desta. Estou feliz por isso.“, comenta. Hoje, mais velha, ela comemora o que viveu e afirma que já pensa no descanso. “São muitos anos trabalhando na escola. A gente fica cansado, sabe? Antes, eu não tinha coragem de largar o serviço, mas hoje eu tenho”, finaliza Eloide.