‘Dia D’ leva ações de prevenção ao câncer de próstata e ao HIV a UBSs de Suzano
Nove postos estarão abertos entre para reforçar orientações, testagens por livre demanda e vacinação
29/11/2025 10h00, Atualizado há 44 horas
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (29), entre 8h 16h, o “Dia D” das campanhas “Novembro Azul” e “Fique Sabendo!”, que promoverão, respectivamente, ações de prevenção ao câncer de próstata e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo os métodos de proteção contra o HIV.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O trabalho contemplará as Unidades de Saúde de Família (USFs) Suzanópolis e Jardim Revista, e também as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dona Benta; José Mariano S. Coutinho Júnior (Jardim Colorado), Prefeito Alberto Nunes Martins, o CSII; Prof. João Olimpio Neto (Casa Branca), Palmeiras; Dr. Isack Oguime (Parque Maria Helena) e Tabamarajoara. Os endereços podem ser encontrados aqui.
No contexto da campanha “Novembro Azul”, haverá coleta de Antígeno Prostático Específico (PSA), que será ofertada até as 11h. Ao longo de todo o dia, o trabalho ainda proporcionará para os homens, nestes endereços, outras ações complementares de saúde, que incluirão vacinação, consultas médicas pré-agendadas, avaliações odontológicas e nutricionais, assim como procedimentos de auriculoterapia e orientações relacionadas à saúde mental.
Já em relação à campanha “Fique Sabendo!”, haverá testagem rápida, por livre demanda, para HIV e sífilis, além de distribuição de insumos de prevenção (preservativos internos e externos, e texturizados, além de gel lubrificante).
Ainda serão compartilhadas orientações para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com indicação dos procedimentos relacionados ao início de tratamento dos casos positivos de sífilis, assim como será garantido encaminhamento dos casos positivos de HIV ao Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
O público-alvo, neste caso, será a população mais vulnerável, que incluem os homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, reforçou a importância dos cuidados em relação ao câncer de próstata e às ISTs. “É fundamental que todos possam se conscientizar sobre a necessidade de verificar nos postos de Saúde se há possíveis sinais em relação às doenças. O diagnóstico precoce permite que os cuidados possam ser iniciados no tempo adequado, aumentando consideravelmente as chances de sucesso no tratamento“, declarou o titular da pasta.