Estado concluirá projeto executivo do ‘Complexo Viário do Alto Tietê’ em 2025 com alças de saída no Rodoanel
Implantação da alça de saída no Rodoanel é vista como prioridade tanto pela atual gestão quanto pela que vai dar continuidade a esse trabalho a partir de 1º de janeiro de 2025
Reunião nesta quinta-feira (21/11) | Paulo Pavione/Secop Suzano
Reportagem de: O Diário
Em reunião realizada nesta quinta-feira (21/11) com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu a confirmação de que o governo do Estado concluirá, no início do ano que vem, a última etapa do projeto executivo do “Complexo Viário do Alto Tietê”, que inclui a implantação de uma alça de saída em cada sentido do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano.
A implantação da alça de saída no Rodoanel é vista como prioridade tanto pela atual gestão quanto pela que vai dar continuidade a esse trabalho a partir de 1º de janeiro de 2025. É uma das demandas mais relevantes da cidade, dada sua importância logística e econômica não só para Suzano, mas também para municípios vizinhos.
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Em reuniões recentes com o chefe do Poder Executivo suzanense, o secretário Benini vinha reforçando que a obra está sendo priorizada pelo governador Tarcísio de Freitas e que o prazo está sendo cumprido dentro dos trâmites. Essa etapa final do projeto executivo é fundamental para definir os últimos detalhes antes do início das obras. As rampas de saída serão instaladas na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66),
O Trecho Leste do anel viário foi entregue em junho de 2015 só com as alças de acesso, instaladas na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Assim, o motorista consegue apenas entrar no Rodoanel pela cidade. Caso haja necessidade de mudar o sentido, o condutor precisa se deslocar até as cidades de Ribeirão Pires (se estiver na direção sul e quiser ir para a norte) ou Itaquaquecetuba (se estiver indo para a norte e precisar mudar para a sul). As opções de saída do anel viário mais próximas para quem acessa a via em Suzano são o entroncamento com a rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquá; e a SPA-086/21, uma via de ligação entre o Rodoanel e a avenida Papa João XXIII, em Mauá.
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O início do projeto executivo, em março deste ano, representou um salto para a “fase final” da iniciativa. Na ocasião, Benini veio à região e anunciou, em reunião com prefeitos na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes, a construção de um complexo viário.
O projeto inclui não só a implantação de uma alça de saída do Rodoanel em cada sentido em Suzano, mas também a adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região. A ideia do governo do Estado era de instalar a alça na avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, conforme definido na primeira versão, mas no curso da execução do plano foi constatada transposição na via, o que inviabiliza a instalação no local.
De acordo com a gestão estadual, a execução do projeto, iniciada em março deste ano, tem até 12 meses para ser concluída e deve custar cerca de R$ 30 milhões, sendo sucedida pelo início das obras, também em 2025. Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte estadual. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.