GCM atende à denúncia de violência no Jardim Gardênia Azul
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu a uma denúncia de violência doméstica na noite desta quarta-feira (17), no Jardim Gardênia Azul. A vítima foi encontrada trancada no banheiro com o filho após ser intimidada e ameaçada pelo marido. Nos pertences do indivíduo, foi encontrada uma cápsula de revólver calibre 38. Por meio […]
Reportagem de: O Diário
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu a uma denúncia de violência doméstica na noite desta quarta-feira (17), no Jardim Gardênia Azul. A vítima foi encontrada trancada no banheiro com o filho após ser intimidada e ameaçada pelo marido. Nos pertences do indivíduo, foi encontrada uma cápsula de revólver calibre 38.
Por meio da central de acolhimento de denúncias, a GCM foi informada de que um caso de violência doméstica estava acontecendo em um condomínio da cidade. Uma viatura imediatamente foi encaminhada ao endereço para averiguar a situação e prestar apoio à vítima.
Chegando no local, os guardas foram autorizados pelo porteiro a entrarem no conjunto e seguiram até o apartamento. Lá, foram recebidos por um homem. Quando questionado sobre a denúncia, ele tentou convencer os agentes de que não havia nada de errado acontecendo. Logo em seguida, parentes da vítima chegaram ao local e relataram que ouviram gritos.
A mulher que fez a denúncia estava trancada no banheiro com seu filho, escondida do agressor. Segundo a vítima, o marido a havia ameaçado de morte, gritado ofensas e a empurrado duas vezes, e ela temia por sua vida, pois já tinha encontrado uma arma de fogo guardada em casa.
Os guardas prontamente iniciaram buscas pelo domicílio e encontraram uma bala de calibre 38 na bolsa do indivíduo. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Central de Polícia, onde foram tomadas as devidas providências.
De acordo com a comandante Rosemary Caxito, a GCM tem trabalhado de forma incansável no enfrentamento à violência contra a mulher com intensificação de rondas e atendimento imediato de denúncias. Ela ainda reforçou a necessidade de que vítimas, familiares, amigos e vizinhos denunciem situações deste tipo sob qualquer suspeita, visando garantir o bem-estar dos envolvidos e impedir que casos assim continuem a acontecer no município.
O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha de Suzano, que, inclusive, foi reconhecida nacionalmente em 2018 pelos trabalhos de proteção de vítimas de violência doméstica e combate à reincidência dos agressores, com a conquista do Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP) de Práticas Inovadoras.
A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a Central de Segurança Integrada (CSI) para otimizar o acolhimento das ligações.
Além do telefone convencional da Guarda Civil, Suzano ainda conta com uma rede de atendimento especializada a mulheres que sofrem com estas condições, que inclui a Delegacia da Mulher (4748-8040), a Sala Rosa da Comissão da Mulher Advogada (4748-7473), a Patrulha Maria da Penha da GCM (4745-2150), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (4742-7100), a Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e/ou Sexual (4745-2092), o Disque Denúncia (180), o movimento Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher (4759-2284) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas (4743-2588).