GCM de Suzano impede descarte irregular de entulho e apreende caminhão
Ação do Grupamento de Proteção Ambiental contou com apoio do Canil e resultou na apreensão do veículo e condução do motorista à delegacia especializada
22/10/2025 16h10, Atualizado há 3 horas

Descarte irrregular | Divulgação/Secop Suzano
Uma ação de descarte irregular de resíduos sólidos em área pública localizada na rua Milton Pereira Vidal, no bairro Cidade Miguel Badra, foi impedida pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano na tarde da última segunda-feira (20/10).
A fiscalização, conduzida por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), resultou na apreensão de um caminhão Volkswagen Tractor, de cor branca, utilizado na tentativa de despejo e na condução do motorista à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma), em Mogi das Cruzes.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Durante patrulhamento pela região, por volta das 13h35, a equipe do GPA avistou o veículo com caçamba estacionando em um ponto frequentemente utilizado para despejo clandestino de entulhos. No momento em que o motorista se preparava para iniciar o descarte, ele percebeu a aproximação da viatura e tentou deixar o local, sendo abordado logo em seguida pelos agentes.
Na revista pessoal e na vistoria do caminhão, nada de ilícito foi encontrado. Questionado sobre a presença no local, o condutor alegou que estava perdido e que o GPS o havia direcionado até aquele ponto.
No entanto, a equipe constatou que, nas proximidades, já havia uma carga de resíduos semelhante à que estava no caminhão, o que levantou suspeitas sobre o envolvimento do motorista em descarte anterior.
Após análise da situação, foi verificado que o terreno é de propriedade pública e que o ato configurava crime ambiental. As medidas administrativas cabíveis foram adotadas, incluindo a apreensão do veículo e a condução do suspeito à Dicma, onde ficou à disposição da Justiça. A operação contou com o apoio do Canil da GCM.