GCM de Suzano realiza parto de emergência no Jardim Casa Branca
Mãe e recém-nascida foram encaminhadas ao Hospital e Maternidade de Suzano (HMS)

Ação contou com a atuação das equipes da Força Patrulha e da Patrulha Maria da Penha | Foto: Secop Suzano
Reportagem de: O Diário
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano auxiliaram no parto de uma bebê no Jardim Casa Branca. O caso ocorreu na última quarta-feira (9/4), por volta das 19h40, mas só foi divulgado pela Prefeitura de Suzano nesta quarta-feira (14/4). A ação ocorreu após um motorista parar em frente à Base Operacional da corporação e pedir ajuda para sua esposa gestante, que estava com fortes contrações e não daria tempo para chegar ao hospital.
A viatura da Força Patrulha estava chegando à base no momento em que o veículo da família estacionou. Os agentes então iniciaram o atendimento e acionaram reforço. A equipe da Patrulha Maria da Penha chegou logo em seguida e deu continuidade ao suporte. Durante a ocorrência, uma das guardas entrou no carro e, com o auxílio dos demais agentes, realizou o parto da recém-nascida ainda no banco traseiro do veículo.
Após o nascimento, a bebê, identificada como Emily Vitória, foi colocada nos braços da mãe, Tamiris Barbosa, e ambas foram levadas imediatamente ao Hospital e Maternidade de Suzano (HMS). O pai, Edevaldo Santos, acompanhou o deslocamento na viatura. No hospital, mãe e filha foram recebidas pela equipe médica de plantão e encaminhadas para avaliação e acolhimento.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário de Mogi no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
Dois dias depois, com autorização da família, os agentes retornaram ao hospital para visitar a pequena Emily. O encontro ocorreu na maternidade e contou com a presença dos pais da bebê, da equipe médica responsável pelos primeiros atendimentos e dos guardas que atuaram diretamente na ocorrência: João Arlindo Hilário, Maria Aparecida Alves de Almeida e Fernanda Oliveira, da Patrulha Maria da Penha; Jefferson Bruno do Nascimento Silva, responsável pela base; e Daniel Bento e Sérgio Antônio Souza da Silva, da Força Patrulha.
Ainda durante a visita, os pais convidaram os guardas para serem testemunhas no registro da certidão de nascimento da criança. O convite foi aceito, e os agentes acompanharam a família até o Cartório de Registro Civil de Suzano.
Kit de maternidade
Durante a visita à família, o HMS, com apoio do Fundo Social de Solidariedade de Suzano e do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), aproveitou a oportunidade para entregar um kit de maternidade à mãe. O conjunto inclui uma bolsa com itens essenciais para os primeiros cuidados do bebê, como toalha de banho, fraldas descartáveis, pomada para assaduras, xampu, mantas, meias, luvas e roupas para recém-nascidos.
A iniciativa tem o objetivo de garantir um início de vida mais seguro e acolhedor para os bebês, oferecendo cuidados e suporte para as famílias, com foco nas mães que realizaram o pré-natal na rede municipal de saúde e estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).