Diário Logo

O Diário Logo

Guarda Mirim de Suzano avança em 2021 com recorde de inscrição

A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) divulgou um balanço com as ações realizadas durante o ano de 2021. Responsável pela capacitação profissional e inserção de jovens suzanenses no mundo do trabalho, a instituição, que quebrou um recorde e teve o maior número de inscritos para 2022, mesmo com o cenário de pandemia do novo […]

28 de dezembro de 2021

Reportagem de: O Diário

A Guarda Mirim de Suzano (GMS Brasil) divulgou um balanço com as ações realizadas durante o ano de 2021. Responsável pela capacitação profissional e inserção de jovens suzanenses no mundo do trabalho, a instituição, que quebrou um recorde e teve o maior número de inscritos para 2022, mesmo com o cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esteve focada em fazer a retomada das atividades presenciais dos adolescentes, em paralelo com as iniciativas de voluntariado.

Em 2021, o Curso de Formação Básica da entidade, responsável por capacitar os jovens por meio de oficinas e atividades extracurriculares para que estejam aptos a atuarem em empresas da região, formou 200 Guardas Mirins. Além dos formados, a instituição aponta que 724 adolescentes conseguiram ingressar no mundo do trabalho por meio do programa “Jovem Aprendiz”, sendo que destes, 94 foram efetivados em seus locais de trabalho.

O presidente da Guarda Mirim de Suzano, Eduardo Raffoul, aponta que, além dos resultados positivos obtidos com o programa de aprendizagem, o órgão quebrou um recorde histórico ao receber 3.475 inscrições para a turma de 2022. “Nunca havíamos tido tantos jovens interessados em se tornarem Guardas Mirins. Para nós é uma grande alegria ver que o empenho que temos feito para o aperfeiçoamento e capacitação para o mundo do trabalho chama a atenção e tem rendido bons frutos, esperamos atender ainda mais pessoas nesse próximo ano”, explica. 

Além do trabalho realizado no eixo educacional e profissional, a GMS Brasil também foi responsável por projetos sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade e de assistência às ações municipais. As duas edições da Virada da Vacina, que aconteceram de 17 a 18 de julho e entre 6 e 7 de agosto, contaram com a participação de Guardas Mirins, que auxiliaram no preenchimento das filipetas de vacinação e na organização de filas e atendimento ao público.

Em outubro, a edição 2021 do projeto “Faça uma criança sorrir” reuniu colaboradores da entidade e os jovens inscritos no Curso de Formação Básica para a distribuição de brinquedos e doces para 85 crianças da Gleba 2 do Rio Abaixo, na Escola Municipal Sérgio Simão. Para fechar o ano, a instituição realizou o “Natal solidário”, ação que presenteou 115 crianças dos bairros Jardim São José, Jardim Graziela e Cidade Miguel Badra em uma celebração natalina. “A GMS Brasil preza pela formação humana dos Guardas Mirins, ensinamos aos adolescentes o valor do amor ao próximo e do cuidado com as pessoas que mais precisam, como forma de construirmos uma sociedade melhor e mais justa para todos”, afirma Raffoul.

A Guarda Mirim de Suzano também foi o palco de encontros e palestras pensados para fortalecer e aperfeiçoar aos jovens, que puderam conhecer a fundo os mecanismos e a aplicação da Lei Maria da Penha, em uma palestra realizada por Maria Margarida Mesquita, advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano, bem como o encontro com os atletas do Suzano Vôlei, que instruíram os Guardas Mirins sobre o valor do esporte e a construção de uma carreira no meio. O presidente reforça que o contato com os profissionais de diversos nichos é fundamental e é uma forma de inspirar os jovens a seguirem seus sonhos e batalharem pelas profissões que almejam. 

Para Eduardo, 2021 foi um ano de avanços e o próximo será ainda mais frutífero. “Estamos em um momento de retomada total de atividades presenciais em todos os meios, com nossos projetos, os novos Guardas Mirins que iniciarão o Curso de Formação Básica em 2022, iremos nos fortalecer e tornar a Guarda Mirim de Suzano ainda mais reconhecida em nossa região”, finaliza.

A sede administrativa da GMS Brasil está localizada na rua Tiradentes, 79, no centro de Suzano. A entidade realiza atendimento telefônico para a população e empresas pelo (11) 4748-8003. No Facebook (bit.ly/FaceGMSBrasil) e Instagram (bit.ly/InstaGMSBrasil), a instituição divulga atualizações e informações sobre os projetos desenvolvidos, Curso de Formação Básica, entre outros.

Veja Também