Diário Logo

O Diário Logo

Lideranças apoiam página exclusiva de Suzano no site de O Diário

Destaque entre os cinco municípios que mais avançam no país, segundo o estudo “Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021”, da empresa de consultoria Macroplan, Suzano mantém a liderança regional, de acordo com a evolução dos índices referentes à educação, segurança, saneamento e saúde Essas e outras notícias da cidade estão na página do site de […]

26 de março de 2021

Reportagem de: O Diário

Destaque entre os cinco municípios que mais avançam no país, segundo o estudo “Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021”, da empresa de consultoria Macroplan, Suzano mantém a liderança regional, de acordo com a evolução dos índices referentes à educação, segurança, saneamento e saúde

Essas e outras notícias da cidade estão na página do site de O Diário exclusivamente dedicada às informações do município. 

Suzano ganhou 25 posições na última década e duas colocações em comparação ao ano anterior. Entre as quatro áreas analisadas, o destaque fica com a educação, que alcançou a 23ª posição nacional
O estudo revela, ainda, avanço em todos os outros setores, estando na 27ª colocação nacional em segurança, 28ª em saneamento e 53ª em saúde. 

Entre as cidades que mais avançaram no Brasil, o município fica atrás apenas de Vitória da Conquista (BA), Cascavel (PR), Nova Iguaçu (RJ) e Mauá (SP), sendo o único do Alto Tietê a figurar entre os 10 que mais evoluíram na década
Com população estimada em 300 mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, e 206 mil quilômetros quadrados de área territorial, a cidade está em pleno desenvolvimento, marcado pela presença de novos investimentos, incentivo à geração de emprego e obras em todas as áreas.
Considerado um dos principais polos industriais da região do Alto Tietê, o município conta com empresas de grande porte, incluindo multinacionais, além de ter a economia alavancada por atividades comerciais e hortifrutigranjeiras.
Suzano concentra o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) da região – R$ 10,7 bilhões -, o que a coloca como a 34ª economia do Estado. Outro indicador de destaque é a balança comercial. Em 2019, segundo o Ministério da Economia, foram exportados 574 milhões de dólares em mercadorias.

Em janeiro, também apareceu pela primeira vez no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, voltada ao apoio ao empreendedorismo no País. A cidade está na 32ª posição do levantamento nacional. E, desde 2018, coleciona destaques em pesquisas de importância nacional para a gestão pública. Entre elas estão o estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0 (2020 e 2018), elaborado pela consultoria Urban Systems para a revista Exame, e o levantamento Desafios da Gestão Municipal (2020), desenvolvido pela consultoria Macroplan.

No ranking do Trata Brasil, levantamento anual que avalia a qualidade do saneamento básico no país, Suzano está em 15º, entre as 100 maiores cidades brasileiras, sendo ainda a 9ª do Estado e a 1ª do Alto Tietê.

Atrair empreendimentos para ampliar a geração de empregos é meta na cidade, que até o início de 2023, quer criar mais 7 mil postos de trabalho. Em 2019, o município foi responsável por 60% dos empregos da região. E, em 2020, mesmo enfrentando as dificuldades da pandemia, conseguiu crescer cerca de 15%.

Um site que cresce junto

A página exclusiva para notícias de Suzano em O Diário repercute positivamente entre lideranças da cidade, que destacam a importância da informação profissional com credibilidade. 

“A pandemia e a rapidez nas notícias requerem que os veículos de comunicação cada vez mais proporcionem facilidades no compartilhamento de informações em canais digitais, que podem ser acessados a qualquer momento pelos computadores ou celulares. O Diário é uma das mídias mais tradicionais e conceituadas e ter sua atuação expandida para Suzano, uma das cidades mais importantes do Alto Tietê, significa informação de qualidade sempre à mão. No setor industrial, Suzano está entre os maiores polos do Estado, com a presença de multinacionais e grande diversidade produtiva, o que reforça a importância de ter suas principais notícias compartilhadas, de maneira séria e profissional, com empresários, trabalhadores e a população”, diz José Francisco Caseiro, diretor do Sistema Fiesp/Ciesp no Alto Tietê.
A opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Suzano, Fernando Fenandes. “Neste momento tão especial pelo qual estamos estamos passando, serão de grande importância para nossa cidade os serviços prestados por este jornal, pautado pela ética e profissionalismo, com a tarefa de informar, mantendo sempre o equilíbrio necessário ao exercício deste papel social de altíssima responsabilidade”, aposta.

O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), enfatiza a trajetória do jornal. “O Diário tem longa história no jornalismo sério, levantou e participou de importantes bandeiras que resultaram em investimentos fundamentais à região. Saber que agora minha cidade passa a ter destaque em suas edições é motivo de satisfação. Em tempos de fake news, a notícia correta e precisa é fundamental não só para informar a população, mas para preservar os pilares da democracia que batalhamos para construir. Suzano, pela posição estratégica e desenvolvimento conquistado ao longo do tempo, merecia esse destaque”, frisa.
O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PL), apoia: “Suzano é de grande relevância econômica não só no Alto Tietê, mas em todo o Estado. A existência de uma página do portal de O Diário dedicada à cidade reforça esta importância. É uma enorme satisfação ter um veículo de comunicação com a tradição de O Diário, consagrado como meio de informação confiável, prestando este serviço à sociedade”.

A iniciativa é aprovada pela direção do Hospital Santa Maria. “O Diário de Mogi é essencial para a informação e prestação de serviços. A criação de uma página específica para a cobertura dos fatos de Suzano se constitui em mais um avanço deste veículo de comunicação. Temos o privilégio e a responsabilidade de manter o Hospital Santa Maria enquanto referência de segurança, qualidade e resolutividade em saúde, sendo uma empresa parceira do desenvolvimento de Suzano, e ficamos satisfeitos ao constatar empreendedores com dinamismo idêntico”, dizem os diretores Adalcindo Vieira e Mannie Liu.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) destaca a importância da página no site. “O Diário tem uma história em Mogi, Suzano e região, construída com base na responsabilidade e ética jornalística, levando sempre informação de qualidade. Se fazer mais presente em Suzano é de grande valia, uma vez que a imprensa responsável, ética e profissional é um dos pilares da democracia. E na pandemia, se mostra mais fundamental no papel de esclarecer e levar a informação correta à população. O combate às notícias falsas se faz com fontes confiáveis de informação, como O Diário”, conclui. 

Veja Também