Diário Logo

O Diário Logo

Meio Ambiente multa donos de cavalos abandonados em Suzano

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano multou dois donos de cavalos nesta segunda-feira (15/03), no centro da cidade, por terem abandonado em via pública os animais, que sequer estavam presos ou amarrados. A Guarda Civil Municipal (GCM) prestou apoio para a resolução da ocorrência. Por meio de denúncias recebidas pelo vereador Marcel Pereira da […]

16 de março de 2021

Reportagem de: O Diário

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano multou dois donos de cavalos nesta segunda-feira (15/03), no centro da cidade, por terem abandonado em via pública os animais, que sequer estavam presos ou amarrados. A Guarda Civil Municipal (GCM) prestou apoio para a resolução da ocorrência.

Por meio de denúncias recebidas pelo vereador Marcel Pereira da Silva, dois cavalos foram identificados abandonados próximos ao shopping da cidade, que, inclusive, entraram no estacionamento do comércio. Na oportunidade, o setor de Bem-Estar Animal foi acionado para atender ao caso. 

Enquanto a equipe se deslocava ao endereço, os donos chegaram para retirar os animais, mas não tinham intenção de esperar a chegada da fiscalização. Foi necessário o auxílio da GCM para garantir que eles não se evadiriam do local.

Quando os agentes municipais chegaram, foi constatado o abandono em via pública e, por isso, os proprietários responderão a processo administrativo interno com aplicação de multa de acordo com a legislação municipal de crimes ambientais.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, situações como essa são um risco para o bem-estar dos cavalos e das pessoas ao redor, pois a livre circulação de animais deste porte pode ocasionar acidentes de trânsito. 

Ele ainda reforçou que o setor de Bem-Estar Animal atua por toda a cidade com o objetivo de garantir a proteção ambiental por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus tratos, ações de controle de natalidade e programas contínuos de educação ambiental. “Temos trabalhado de forma constante para combater o abandono na cidade e garantir os cuidados necessários para os animais de nosso município”, ressaltou

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055

Veja Também