Diário Logo

O Diário Logo

Mogiano Sadao Sakai será controlador-geral de Suzano

O ex-vereador mogiano Sadao Sakai (PL) deverá ser anunciado, no final da tarde desta quinta-feira (13), como o novo controlador-geral do município de Suzano. Com status de secretário municipal, Sadao irá comandar, a partir da próxima segunda-feira (17), o posto que era ocupado, até o mês passado, pelo ex-delegado de polícia Edson Gianuzzi, que faleceu […]

13 de maio de 2021

Reportagem de: O Diário

O ex-vereador mogiano Sadao Sakai (PL) deverá ser anunciado, no final da tarde desta quinta-feira (13), como o novo controlador-geral do município de Suzano. Com status de secretário municipal, Sadao irá comandar, a partir da próxima segunda-feira (17), o posto que era ocupado, até o mês passado, pelo ex-delegado de polícia Edson Gianuzzi, que faleceu vítima de contaminação pela Covid-19.

Ao responsável pela Controladoria Geral do Município de Suzano caberá exercer uma espécie de ouvidoria permanente em todos os setores da Prefeitura Municipal. Para a Controladoria são destinados todos os tipos de denúncias, reclamações e gestões por melhorias oriundas do público externo e também do público interno do Executivo. 

Além da avaliação, encaminhamento, cobrança e resolução de todos esses assuntos, caberá ao futuro ouvidor cuidar da transparência do atual governo municipal e levar adiante sindicâncias internas que, porventura, vierem a ser abertas para apurar eventuais irregulares em setores da Prefeitura. Ao futuro ocupante do cargo caberá também intermediar as soluções de reclamações da comunidade suzanense junto às várias secretarias da Prefeitura, cuidando para que as reivindicações sejam atendidas da melhor maneira possível. 

O convite para que Sadao venha a ser o controlador-geral suzanense partiu do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) diretamente ao ex-vereador mogiano, numa reunião acontecida nesta quinta, pela manhã, na sede da Prefeitura Municipal de Suzano. Após tomar conhecimento de suas atribuições, Sadao aceitou o desafio. A partir da próxima segunda-feira (17), ele ocupará sede da Controladoria, no prédio da Prefeitura, onde passará a dar expediente diário.

Segundo informações obtidas por O Diário, um dos pontos que teriam chamado a atenção do prefeito Ashiuchi em relação a Sadao teria sido o “poder de articulação” demonstrado por ele como presidente da Câmara Municipal de Mogi e, logo depois, como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Mogi, durante a administração do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB). No novo cargo, Sadao também ficará encarregado de cuidar da articulação regional da Prefeitura de Suzano, intermediando os contatos administrativos daquele município com outras prefeituras regionais e até mesmo com órgãos governamentais do Estado.

Ashiuchi também espera contar com a participação do novo controlador-geral em assuntos ligados ao Condemat, órgão atualmente presidido pelo atual prefeito suzanense.
“Ele virá, a convite do prefeito Rodrigo para somar esforços em favor de Suzano”, disse uma fonte ligada diretamente ao prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Câmara
Sadao Sakai, atualmente com 53 anos, profissional da área de Contabilidade, mantém um escritório na rua Olegário Paiva, nas proximidades da Passagem Subterrânea Osvaldo Crespo de Abreu. Tem tradição política na família. Seu pai, o ex-vereador Tadao Sakai chegou a ocupar a Presidência da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, entre os anos 70 e 80. Ele ainda estava no cargo de vereador quando morreu, subitamente, de um ataque cardíaco, ao voltar de uma partida noturna de futebol entre vereadores e integrantes da imprensa local, no antigo campo do centro esportivo de Jundiapeba.

Já Sadao ingressou na política mogiana como candidato a vereador nas eleições municipais do ano 2000, saindo-se vencedor e tomando posse em janeiro de 2001. Permaneceu na Câmara durante três mandatos, até 2020, quando aceitou o convite para disputar o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então prefeito de Mogi, Marcus Melo, que perdeu a reeleição para o atual prefeito Caio Cunha (PODE).

Durante sua passagem pela Câmara Municipal ocupou a presidência no período entre 2019 e 2020. Ainda como vereador, foi indicado pelo seu partido, o PL (na época, ainda PR), para ser secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi das Cruzes, no período de 1º de janeiro a 20 de novembro de 2017, quando foi substituído no cargo pelo também vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL). Sadao vinha sendo cotado para ser lançado pelo partido como candidato a deputado estadual, fato que ganha mais força ainda a partir de seu ingresso na equipe do prefeito suzanense, Rodrigo Ashiuchi.

Veja Também