Operação da Guarda Civil Municipal termina com oito presos em Suzano
GCM localizou 'casa bomba' no Jardim Colorado, durante operação conjunta que resultou em 17 detidos no total
28/11/2025 20h33, Atualizado há 45 horas
Foto: Divulgação/Secop Suzano
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano desempenhou papel decisivo na operação “Impacto Força Total – Tríplice Sentinela”, realizada na última quinta-feira (27/11) e que marcou o início das comemorações pelos 26 anos do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A corporação suzanense apreendeu 2,4 quilos de drogas em uma “casa bomba” no Jardim Colorado, recolheu quase dois quilos de drogas em outras ações e prendeu dois homens por tráfico de entorpecentes. A ação também resultou na captura de um procurado da Justiça no mesmo bairro, somando três prisões efetuadas pela GCM em Suzano.
A casa bomba funcionava como centro de armazenamento e preparo de entorpecentes, abastecendo pontos de venda na região. No interior do imóvel, os agentes localizaram porções de maconha, cocaína e crack, além de utensílios utilizados para o fracionamento das substâncias. A investigação preliminar aponta que o local servia como apoio constante para o tráfico no entorno do Jardim Colorado.
O secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, ressaltou a importância da atuação integrada e a eficiência do trabalho municipal. “Esse tipo de ação amplia a cobertura preventiva, aumenta a sensação de segurança e reforça que estamos atuando de forma firme contra delitos que afetam o dia a dia da população”, afirmou.
Além das ocorrências atendidas pela GCM, outras cinco pessoas foram presas pela Polícia Militar na cidade, sendo uma por tráfico de drogas e quatro por roubo e receptação de carga roubada na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), no distrito de Palmeiras. Com isso, Suzano encerrou a operação com oito detidos.
A ação conjunta integra as atividades comemorativas do 32º BPM/M, responsável pelo policiamento de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã do mesmo dia, no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador. De lá, as equipes partiram para as ruas das três cidades.
A GCM de Suzano participou com 24 agentes distribuídos em nove viaturas e três motocicletas, atuando em conjunto com a Polícia Militar, equipes do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as guardas municipais de Poá e Ferraz de Vasconcelos. A operação montou bloqueios, fiscalizações, patrulhamentos estratégicos e pontos fixos de visibilidade.
No balanço geral da operação, encerrada por volta das 20sh, foram registradas 17 prisões, sendo 13 em flagrante e quatro procurados recapturados. As equipes também apreenderam cerca de 4,1 quilos de drogas, dois veículos – incluindo um automóvel de luxo – e dois inibidores de sinal. Ao todo, 356 pessoas foram abordadas e 234 veículos vistoriados.
O prefeito Pedro Ishi enalteceu a iniciativa e comemorou os resultados alcançados. “A operação ‘Impacto Força Total’ reforça a importância da união entre as forças de segurança e demonstra, mais uma vez, que Suzano está comprometida com ações firmes no combate ao crime. Os resultados alcançados mostram que quando trabalhamos juntos, protegemos melhor nossa população e garantimos mais tranquilidade para os bairros da nossa cidade”, declarou.