Paciente de 80 anos recebe cirurgia inédita de marca-passo provisório em Suzano
Atualmente, o paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMS, aguardando a implantação do marca-passo definitivo
Hospital e Maternidade Suzano (HMS) | Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Reportagem de: O Diário
Com 80 anos, um paciente do Hospital e Maternidade Suzano (HMS) passou por uma cirurgia inédita realizada pelo Pronto-Socorro Adulto (PSA) da unidade e efetuada na Sala de Emergência, para implantação de um marca-passo provisório percutâneo.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
O paciente deu entrada na unidade no dia 22 de outubro, apresentando mal súbito e síncope. A equipe médica rapidamente diagnosticou um Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT), uma condição que pode ser fatal se não tratada com agilidade, pois interrompe completamente a transmissão do impulso elétrico do coração.
De acordo com o diretor médico do hospital, Luiz Bot, o procedimento salvou a vida do paciente
“A equipe detectou rapidamente que o homem precisava do marca-passo para garantir que a frequência cardíaca dele permanecesse correta e realizou a cirurgia com êxito. Ele vai se recuperar bem graças ao trabalho dos nossos médicos”, ressaltou Bot.
Durante o procedimento, o marca-passo provisório foi implantado para monitorar e estabilizar os batimentos cardíacos, enviando sinais elétricos que corrigem oscilações na frequência. Atualmente, o paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMS, aguardando a implantação do marca-passo definitivo.
Essa é a segunda vez que o HMS realiza uma cirurgia para implantação de marca-passo. A primeira ocorreu no dia 18 de junho com um paciente que deu entrada no hospital apresentando um quadro conhecido como bradicardia. Entretanto, é a primeira vez que o procedimento é realizado na Sala de Emergência do PSA, uma vez que, no caso anterior, a cirurgia ocorreu na UTI do HMS.