Diário Logo

O Diário Logo

Prefeito de Suzano é alvo de fake news

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), registrou na noite desta sexta-feira (26) um Boletim de Ocorrência devido a uma fake news que está circulando na cidade. Trata-se de um perfil falso de WhatsApp, com a foto do chefe do Executivo suzanense, que está pedindo dinheiro à população para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, […]

27 de março de 2021

Reportagem de: O Diário

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), registrou na noite desta sexta-feira (26) um Boletim de Ocorrência devido a uma fake news que está circulando na cidade. Trata-se de um perfil falso de WhatsApp, com a foto do chefe do Executivo suzanense, que está pedindo dinheiro à população para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, buscando praticar um estelionato.

As mensagens, apresentadas por munícipes ao prefeito, são provenientes do número (11) 97539-1472. Nelas, os criminosos solicitam dinheiro à população, com o pretexto de arrecadar fundos a hospitais da região. Sabendo da fraude, Ashiuchi registrou o BO na Delegacia de Polícia (DP) central, sob o artigo 171, cuja natureza é de estelionato.

“Além do trabalho para minimizar os impactos da pandemia, seja por meio de criação de leitos, busca por oxigênio e vacinação, ainda temos que combater as fake news. O perfil fraudulento é criminoso, registrei um Boletim de Ocorrência e as medidas policiais e judiciais já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes. Agradeço a Polícia Civil da cidade pelo empenho e a todos que estão debruçados no caso”, esclareceu o prefeito.

É importante destacar que tanto a prefeitura quanto seus colaboradores não solicitam dados bancários, números de telefone ou informações pessoais via WhatsApp ou outras ferramentas digitais.  “Peço que todos tomem cuidado com notícias falsas e golpes aplicados na Internet. É preciso atenção. Nunca forneça seus dados a ninguém. A polícia está empenhada em identificar e punir os criminosos”, alertou Ashiuchi.

Ao receber qualquer informação suspeita é preciso ter cautela. Em caso de dúvida, busque ajuda dos órgãos competentes ou se consulte por meio de informações oficiais, que devem ser obtidas por meio do site da administração municipal e das contas em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Veja Também