Diário Logo

O Diário Logo

Prefeitura de Suzano amplia horário de funcionamento dos ecopontos na cidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano informa que será ampliado o horário de funcionamento dos ecopontos do município, que a partir do dia 2 de maio, todos passam a atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. A mudança também se estende sobre os materiais aceitos na unidade do Boa Vista, que […]

30 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano informa que será ampliado o horário de funcionamento dos ecopontos do município, que a partir do dia 2 de maio, todos passam a atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. A mudança também se estende sobre os materiais aceitos na unidade do Boa Vista, que anteriormente era voltada exclusivamente para o recolhimento de pneus, e agora também acolherá outros itens inservíveis, como recicláveis e restos da construção civil.

A Prefeitura de Suzano conta atualmente com quatro postos para o descarte de resíduos que não são atendidos pela coleta seletiva comum, localizados nas regiões do Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira), no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183) e no Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553).

De acordo com o Meio Ambiente, o objetivo da medida é o de contribuir com a preservação ambiental por meio da destinação correta de materiais diversos como resíduos da construção civil (até 1 m³/dia), de poda e jardinagem, móveis, eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Além dos equipamentos físicos, o projeto conta com o apoio da Operação Cata-Treco, que faz o recolhimento itinerante destes itens, percorrendo os bairros da cidade.

No primeiro trimestre deste ano, a Pasta informa que mais de 570 toneladas foram recebidas nos ecopontos e a expectativa é aumentar este montante com a mudança do horário de funcionamento, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, André Chiang. “Esta ampliação era um pedido antigo dos munícipes e que conseguimos viabilizar neste momento. Com a expansão para além do horário comercial, esperamos que a adesão seja maior, inibindo crimes ambientais como o descarte em pontos viciados. Ainda é uma questão de saúde pública que estamos reunindo esforços para sanar, mas só vamos conseguir com a participação da população”, explica.

Em relação à flexibilização do recebimento de materiais na unidade do Boa Vista, o titular da pasta endossa o compromisso com a sustentabilidade no município por meio do acesso simplificado aos instrumentos de preservação. “Tendo em vista que este ecoponto está localizado de forma estratégica no bairro, optamos por expandir o acolhimento dos materiais para que a procura pelo descarte no local seja intensificada e, assim, beneficiar a comunidade com a desburocratização”.

Para outras informações sobre este serviço, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível por meio do número (11) 4745-2265 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Veja Também