Diário Logo

O Diário Logo

Suzano anuncia novo protocolo de cuidados à mulher na cidade

A Prefeitura de Suzano implementou nesta quinta-feira (14/04), um novo Protocolo de Saúde da Mulher, com objetivo de oferecer um novo olhar para o público feminino no âmbito da enfermagem e dos atendimentos na rede municipal, com previsão de início para a próxima segunda-feira (18/04). Este trabalho é realizado a partir da atuação da Diretoria […]

18 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Suzano implementou nesta quinta-feira (14/04), um novo Protocolo de Saúde da Mulher, com objetivo de oferecer um novo olhar para o público feminino no âmbito da enfermagem e dos atendimentos na rede municipal, com previsão de início para a próxima segunda-feira (18/04). Este trabalho é realizado a partir da atuação da Diretoria de Atenção à Saúde, da Coordenação da Saúde da Mulher, da Rede Cegonha e da Gestão da Educação e do Conhecimento em Saúde.

Dessa forma, os enfermeiros terão maior autonomia em determinados acolhimentos. Estes profissionais poderão realizar prescrições de medicamentos destinados à saúde feminina, podendo também indicar exames para identificação de casos de câncer no colo do útero e de mama. Além disso, outros processos de controle e registro de casos e pacientes também terão alterações para agilizar os atendimentos.

A oficialização do protocolo vem sendo tratada pela pasta desde o ano passado. Nesta semana está no processo final de análise e implementação. Na última terça-feira (12/04), as equipes envolvidas se reuniram para apresentar e discutir as diretrizes primárias junto aos enfermeiros da rede e fazer a orientação com enfoque clínico, abordando ainda temas do cotidiano da assistência, da prevenção e da promoção da saúde.

De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha e uma das responsáveis pelo projeto, Tatiane Martins Espírito Santo, a agilidade dos processos deve ser positiva em todos os âmbitos, seja para as pacientes como para os profissionais. “Os trabalhos são pensados para dar mais conforto e atenção às mulheres que dependem do atendimento na rede pública municipal. Passamos alguns meses elaborando esse novo modelo que será benéfico para todos”, afirmou.

Para a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, a implementação desta e de outras diretrizes visam aumentar a praticidade dos atendimentos. “A rede municipal tem várias frentes e todas estão desenvolvendo seus processos para garantir o bem-estar dos nossos pacientes. Trabalhamos para dar essa velocidade que, sem dúvida, aproxima o nosso trabalho daqueles que precisam”, afirmou.

Veja Também