Diário Logo

O Diário Logo

Suzano promove ações em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial

Atividade reuniu cerca de 300 pessoas entre pacientes, profissionais da área e simpatizantes da causa, que participaram de sessão de Lian Gong, sarau e caminhada

17 de maio de 2024

Participantes reunidos ao longo da execução das atividades | Glaucia Paulino - Secop Suzano

Reportagem de: O Diário

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu nesta sexta-feira (17/05) atividades na Praça dos Expedicionários como referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste sábado (18/05). A atividade, que reuniu aproximadamente 300 pessoas, teve como objetivo celebrar a reforma psiquiátrica e a igualdade.

O evento teve início às 8h30, com sessões do Lian Gong, prática oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental. Além disso, a atividade também garantiu dinâmicas culturais abertas à população incluindo música, dança, declamações de poemas e exposições dos trabalhos temáticos feitos pelos frequentadores das quatro unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), durante o sarau.

Para finalizar a manhã de atividades, às 11 horas, os pacientes; pessoas em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pelas equipes do “Consultório na Rua”; profissionais da área da saúde; e simpatizantes da causa, promoveram uma caminhada que saiu da Praça dos Expedicionários até a Praça João Pessoa, pela rua General Francisco Glicério e retornou ao ponto de partida pela rua Benjamin Constant. Durante o trajeto, os participantes ainda realizaram panfletagem para conscientizar a população  .

Vale destacar que a pasta promoverá mais uma iniciativa em alusão a data na próxima quinta-feira (23/05), no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), a partir das 8h30. O evento contará com a 2ª edição da caminhada “São SilCaps”, além da oferta de esportes e jogos como vôlei adaptado, dominó, damas, xadrez, badminton, arremesso de dardos e futebol.

Veja Também