Diário Logo

O Diário Logo

Suzano terá ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe no sábado

Para aumentar a cobertura de grupos prioritários, haverá polos volantes à disposição; dia ainda reserva ações de prevenção ao câncer bucal e consultas e exames nas USFs

10 de abril de 2024

Setor Vigilância Epidemiológica de Suzano tem cerca de 23 mil doses da vacina contra o vírus Influenza | Glaucia Paulino - Secop Suzano

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (13/04) o “Dia D” campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) nos postos da cidade e em dois polos volantes próximos à região central para os grupos prioritários. 

Além disso, haverá atendimentos especiais nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e avaliação bucal a livre demanda aos idosos que forem às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por conta da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal.

Os locais e horários do “Dia D” foram definidos de maneira que facilitem o acesso da população à imunização, que foi antecipada pelo Ministério da Saúde para proteger os brasileiros antes do aumento da circulação de vírus respiratórios.

Os dois postos volantes funcionarão em horários distintos. O primeiro será o Largo da Feira (rua Benjamin Constant, 1.930 – Centro), que terá vacinação das 8 horas ao meio-dia. Em seguida, a campanha ocorre no estacionamento do D’Avó Hiper (avenida Armando Salles de Oliveira, 1.200 – Parque Suzano), das 13 às 17 horas. A imunização nas unidades de saúde dos bairros serão das 8 às 17 horas.

locais e horários para a vacinação foram definidos de maneira que facilitem o acesso da população à imunização | Glaucia Paulino – Secop Suzano

O setor Vigilância Epidemiológica de Suzano tem cerca de 23 mil doses da vacina contra o vírus Influenza. Para isso, basta ir a uma unidade de saúde da cidade ou a um dos postos volantes e apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS e caderneta de vacinação. 

A prefeitura também está ampliando os comunicados sobre a vacinação nas mídias sociais e unidades de saúde para alcançar o maior número possível de pessoas. Neste ano, a vacina foi composta para proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Público-alvo

Neste momento são considerados o público-alvo as crianças de seis meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (pós-parto), indígenas, quilombolas, trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população abaixo de 18 anos privada de liberdade, funcionário do Sistema de Privação de Liberdade.

Também fazem parte as pessoas com comorbidades, professores, integrantes das Forças Armadas, pessoas em situação de rua, integrantes de Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros, urbanos e de longo curso e pessoas que atuam na área portuária.

Em paralelo à aplicação das doses, os 24 postos também vão oferecer atendimento para avaliação sobre câncer bucal. Cada unidade irá organizar o fluxo de atendimento de acordo com a demanda de pacientes. Se houver alguma lesão que possa indicar a incidência da doença, o morador será agendado para comparecer a uma consulta no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no centro.

O secretário Diego Ferreira convocou a população para se vacinar contra a gripe e explicou que a campanha está sendo realizada para evitar que os moradores tenham complicações por conta da doença. “É um período em que costumamos ter diversas viradas de tempo. Por isso, as pessoas ficam mais expostas à Influenza. Pedimos para que a população procure os postos ou um dos polos volantes, se vacine e aproveite para fazer uma avaliação para prevenção ao câncer de boca nas unidades fixas”, pediu ele.
Veja Também