Diário Logo

O Diário Logo

Suzano vacina grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta segunda-feir a(17) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Suzano. Os atendimentos devem ocorrer na próxima quinta e sexta-feira (20 e 21), das 8h às 17h, contemplando a primeira dose das grávidas, puérperas e pessoas acima de 50 anos com comorbidades. O calendário também prevê a segunda aplicação […]

18 de maio de 2021

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta segunda-feir a(17) o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Suzano. Os atendimentos devem ocorrer na próxima quinta e sexta-feira (20 e 21), das 8h às 17h, contemplando a primeira dose das grávidas, puérperas e pessoas acima de 50 anos com comorbidades.

O calendário também prevê a segunda aplicação dos idosos acima de 80 anos vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca e a segunda dose daqueles vacinados com a CoronaVac/Butantan até o dia 16 de abril, conforme prazo estipulado pelo imunizante.

O atendimento da quinta-feira (20) será descentralizado nos três polos de vacinação, sendo o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul), a Escola Municipal Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belém/Distrito de Palmeiras) e a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com a oferta do sistema drive-thru neste último endereço, com entrada pela Avenida Brasil.

Neste dia, haverá a primeira aplicação das pessoas com comorbidades acima de 50 anos de idade. Para receber a dose, o suzanense deve comprovar as comorbidades por meio de documentação, apresentando laudo médico e/ou receita médica com resultados de exames recentes, nas versões original e cópia.

Neste grupo estão incluídas as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial (resistente, estágio 3, estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença Falciforme e talassemia, obesidade mórbida (IMC>40), cirrose hepática e outras comorbidades.

Todos os detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. No mesmo dia, os idosos acima de 80 anos já vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca receberão a segunda dose da vacina, conforme prazo estipulado.

Já na sexta-feira (21), o atendimento exclusivo na Arena Suzano, com a opção de drive-thru, será destinado à vacinação de gestantes maiores de 18 anos e de puérperas (até 45 dias de pós-parto), com comorbidades. Entre elas, estão incluídas aquelas com quadro de hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo, toxoplasmose, lúpus, obesidade (IMC>40) e outras comorbidades que também devem ser comprovadas e consultadas no site oficial da Prefeitura de Suzano. 

As mulheres que se encaixam neste grupo precisam apresentar carteira do pré-natal, receita do medicamento atualizado com exame e/ou laudo do médico, nas versões original e cópia. Ainda na sexta-feira, haverá a segunda aplicação daqueles vacinados com a CoronaVac/Butantan até o dia 16 de abril, conforme prazo estipulado pelo imunizante.

Vale lembrar que para receber a primeira dose, além dos itens comprobatórios, todos devem apresentar a documentação de praxe para a primeira aplicação, sendo obrigatório documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link. O pré-cadastro no site “Vacina Já”, do governo do Estado, também é necessário. Para a segunda dose, é exigido documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, mais uma vez a atenção redobrada ao cronograma será o caminho para o sucesso da operação. “Nesta semana, teremos dois dias de atendimento que contemplam diferentes públicos. Precisamos que todos se atentem ao cronograma divulgado e à documentação necessária, tanto para a primeira como para a segunda dose”, reforçou.

Além dos canais oficiais da Prefeitura de Suzano, em caso de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica poderá ser consultada pelo telefone (11) 4745-2035.

Veja Também