Unipiaget retoma atendimentos da Farmácia Solidária nesta quinta-feira (26)
Serviço funciona das 13h às 17h, no campus da instituição, e seguirá com atendimento sempre às quintas-feiras ao longo do semestre
25/02/2026 15h20, Atualizado há 1 mês
Farmácia Solidária | Divulgação/Unipiaget
Os atendimentos da Farmácia Universitária Solidária do Centro Universitário Piaget, em Suzano, serão retomados nesta quinta-feira (26). O serviço funciona das 13h às 17h, no campus da instituição, e seguirá com atendimento sempre às quintas-feiras ao longo do semestre.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Criada em abril de 2024, a iniciativa oferece doação gratuita de medicamentos e atendimento farmacêutico à população.
Além de ampliar o acesso a remédios, o projeto também incentiva o descarte correto de produtos que muitas vezes ficam guardados em casa sem uso, evitando impactos ao meio ambiente.
Segundo o reitor Marcus Rodrigues, a proposta une aprendizado e responsabilidade social.
“Todos ganham com a Farmácia Universitária Solidária. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e a medicamentos gratuitos, e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”, afirma.
Doações e retirada
A população pode doar medicamentos abertos ou fechados, como cartelas, frascos, sachês e pomadas.
As entregas podem ser feitas diretamente no campus ou em postos de coleta instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em parceria com a Prefeitura de Suzano.
Para retirar medicamentos gratuitamente, é necessário apresentar documento original com foto e receita médica atualizada.
No local, estudantes do curso de Farmácia, supervisionados por professores, orientam sobre o uso correto dos remédios, realizam aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e esclarecem dúvidas sobre possíveis interações medicamentosas. Caso o item esteja disponível em estoque, ele é entregue ao paciente sem custo.
O projeto conta com apoio da TV Diário e da empresa Emibra.