Vaca e bezerro vítimas de maus-tratos são resgatados em Suzano
Prefeitura apresentou caso ao 2º Distrito Policial do Boa Vista, para que o tutor responda a situação na Justiça
03/11/2025 18h08, Atualizado há 7 horas
                    Animais foram resgatados pelo setor de bem-Estar Animal da prefeitura | Divulgação/Secop Suzano
Uma vaca e um bezerro vítimas de maus-tratos foram resgatados pela Prefeitura de Suzano na última quinta-feira (30/10). Os animais estavam localizados em um endereço da estrada José da Conceição, no bairro Jardim Carla, região norte do município.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Depois de prestar os cuidados devidos aos animais, que apresentavam sinais de desidratação e diarreia, houve a notificação do caso para o 2º Distrito Policial do Boa Vista, para que o tutor responda a situação na Justiça.
As equipes da Secretaria de Meio Ambiente foram acionadas após denúncia recebida pela Ouvidoria Municipal, que comunicou o setor de Bem-Estar Animal.
Chegando ao local, os técnicos logo constataram as condições inadequadas às quais estavam sendo submetidos os animais. Prontamente foi iniciado tratamento intensivo com soro, complexo vitamínico e medicação, e depois foi viabilizada a transferência deles para um abrigo, de forma que pudessem ter o suporte adequado.
O laudo produzido indicou que a vaca da raça jersey, de 5 anos, estava deitada, com fraqueza e desnutrida. Já o bezerro, da mesma raça e com dez meses de vida, estava amarrado por uma corda a uma estrutura de ferro, sem acesso adequado à água e alimentação, e sem proteção contra sol ou chuva. Os dois ainda estavam com carrapatos no corpo.
O mesmo documento técnico concluiu que não havia nenhum local próximo que seria adequado para a criação de animais de grande porte, e que também não estavam sendo cumpridas as cinco liberdades necessárias para o diagnóstico de bem-estar animal, que considera que eles devem estar livres de fome e de sede, livre de desconforto, livres de dor e de doenças, livres de medo e de estresse, e livre para expressar comportamento natural.
Indagado pela equipe do Meio Ambiente, o tutor dos animais argumentou que, após a compra dos animais, um deles já havia chegado ao destino deitado, sem conseguir se levantar.
Ele ainda disse que havia contratado um suposto veterinário para o tratamento dos animais. Entretanto, não foi apresentado profissional habilitado que de fato prestasse a assistência necessária.
Os munícipes podem denunciar situações de maus-tratos via Ouvidoria Municipal por meio do telefone 0800-774-2007.