Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em Mogi

O ponto facultativo do Carnaval, decretado pelo governador João Doria (PSDB) para todo o Estado de São Paulo, altera o expediente dos serviços em Mogi das Cruzes no início da próxima semana. As repartições públicas, posto do Poupatempo e do Detran, instituições de ensino públicas e particulares, além das agências bancárias e dos Correios não […]

Por O Diário
22/02/2022 17h38, Atualizado há 54 meses

O ponto facultativo do Carnaval, decretado pelo governador João Doria (PSDB) para todo o Estado de São Paulo, altera o expediente dos serviços em Mogi das Cruzes no início da próxima semana. As repartições públicas, posto do Poupatempo e do Detran, instituições de ensino públicas e particulares, além das agências bancárias e dos Correios não abrirão na segunda (28) e terça-feira (1), retomando o atendimento na Quarta-feira de Cinzas (2), após o meio-dia. O mesmo deve ocorrer nos setores administrativos das indústrias, sendo que o funcionamento na área de produção dependerá do setor de atuação de cada uma. 

Os serviços essenciais não serão suspensos, mas as demandas administrativas sim. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a coleta de lixo, a Guarda Municipal e outros continuam funcionando. Mas o trabalho administrativo da Prefeitura será encerrado nesta sexta-feira (26) e somente retomado na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), às 13 horas.

Procurada por O Diário, a administração municipal enviou o calendário administrativo da cidade para estes dias. A única incerteza é o Mercado Municipal, cujos horários estão em definição e devem ser divulgados nesta quarta-feira (23).

O comércio de Mogi segue posição semelhante. Um comunicado enviado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) aos “comerciantes e contadores” esclarece que “apesar de ser tradicionalmente um dia de folga, o Carnaval não é feriado nacional, mas ponto facultativo”.

“Sendo assim, fica a critério das empresas suspenderem ou não as atividades no período dessa festividade”, encerra o texto. O presidente do sindicato, Valterli Martinez, reforça esta posição.

“Nunca foi feriado, é ponto facultativo. Esse ano, pelo motivo de não podermos ter festas, nem comemorações, até pelo decreto municipal de Mogi das Cruzes (que proíbe a realização de festas e eventos alusivos ao Carnaval), a gente recomendou que o comerciante escolha”, disse ele, que prevê a maioria dos lojistas abrindo na segunda-feira (28).

Já na terça-feira de Carnaval, “alguns vão trabalhar até meio-dia, e dependendo das vendas continuarão abertos”.

O Diário procurou também o Centro das Indústrias do Alto Tietê (Ciesp), que explicou que “a princípio, as indústrias operam como em todos os feriados, ou seja, o setor administrativo para, mas a produção continua, a depender da área de atuação”.

Da mesma forma que a administração das indústrias, os bancos não funcionarão no período, assim como a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as unidades bancárias de todo o país não terão expediente na segunda-feira (28) e na terça-feira (1º de março), voltando a operar somente a partir das 12 horas da quarta-feira de Cinzas (2 de março), com encerramento das atividades no horário regular.

Em cidades em que as agências normalmente fecham antes das 15 horas, o início do atendimento ao público neste dia será antecipado, para garantir no mínimo três horas de atendimento.

 

Shoppings

No Mogi Shopping, no sábado (26) e na segunda-feira (28), o funcionamento é normal: das 20 às 22 horas para as lojas, e das 11 às 22 horas para a praça de alimentação. Já no domingo (27) e na terça-feira (1º de março), as lojas podem funcionar das 10 às 22 horas, sendo opcional aos lojistas a abertura antes das 14 horas e o fechamento após às 20 horas. E a praça de alimentação segue em horário normal. Na Quarta-Feira de Cinzas (2 de março), tanto as lojas como a praça de alimentação funcionam entre as 12 e 22 horas.

Já no Suzano Shopping, as lojas funcionarão sábado (26) e segunda-feira (28) em horário normal, das 10h às 22h; no domingo (27) abrirão das 14h às 20h e na terça-feira (1º de março) funcionarão das 14h às 22h. Assim como no domingo, neste dias elas poderão opcionalmente abrir antes, às 10h. Na Quarta-feira de Cinzas (2 de março) abrirão mais tarde, a partir das 12h, e seguirão com atendimento até as 22h. A Praça de Alimentação funcionará todos os dias, no horário de sempre, das 11h às 22h. 

 

Resumo

– Serviços essenciais da Prefeitura de Mogi (Unidades de Pronto Atendimento, Samu, Semae, Coleta de Lixo, Guarda Municipal e outros): continuam funcionando

– Demandas administrativas da Prefeitura de Mogi: param, retomando a partir das 13 horas da Quarta-feira de Cinzas (2 de março)

– Mercado Municipal: indefinido por enquanto

– Comércio: ponto facultativo, ou seja, cada estabelecimento decide se abre ou fecha

– Indústria: produção continua, mas setores administrativos param

– Bancos: param, retomando após as 12 horas da Quarta-feira de Cinzas (2 de março)

– Instituições de ensino: não abrem na segunda e terça, retomando atendimento na quarta após o meio-dia

– Poupatempo: não funciona segunda e terça e reabre na quarta-feira, às 13h.

– Detran: não funciona segunda e terça e reabre na quarta-feira, às 13h

– Agências dos Correios:  não abem segunda e terça e voltam a funcionar na quarta após o meio-dia

 

Mais noticias

Ceviche, gaspacho, carpaccio e tartare: receitas ricas em proteínas e refrescantes para preparar sem usar o fogão

Mogi Basquete joga contra o Bauru no Hugão em busca da 4ª vitória seguida no Paulista

Deficiência de vitamina D: veja sintomas que podem passar despercebidos e como tratar

Veja Também