Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Homem tenta entrar no Brasil com 28 cabeças de animais e carga é barrada

Foram interceptados mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário

Por O Diário
12/08/2025 17h34, Atualizado há 2 meses

Mapa apreende mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário provenientes da Nigéria | Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), apreendeu, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante operação de rotina no último dia 6, mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário trazidos por um passageiro vindo da Nigéria.

Foram interceptados 46 quilogramas de 132 animais e partes, dentre eles: 53 ratos empalhados, 20 passeriformes (tipo de aves), 19 cobras, 12 morcegos, nove cabeças de gavião e uma de calau, seis cabeças de bagre, cinco cabeças de papagaio, quatro cabeças de primata e três cabeças de canídeos. Não há informações sobre o destino dos materiais.

Segundo informações do ministério, estes materiais podem carregar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária, ebola, entre outros. Além do risco à saúde humana e animal, representam ameaça à fauna silvestre e à biodiversidade brasileira.

Ainda na última semana, no dia 7 de agosto, foram realizadas outras intercepções de alto risco sanitário provenientes da Nigéria pela equipe da Vigiagro. Foram apreendidos 120 quilogramas de vegetais, artigos de madeira bruta, conchas, peixes, ratos, couro e aves.

Todos os produtos são proibidos, sem certificação sanitária, e foram destruídos conforme a legislação vigente. O transporte de produtos de origem animal ou vegetal sem autorização prévia do Mapa é proibido e está sujeito à apreensão.

Mais noticias

Veja por que não é seguro guardar remédios fora da embalagem original

Motorista é baleado de raspão durante troca de tiros em Mogi das Cruzes

10 dicas para quem deseja morar em uma casa

Veja Também