Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

7 receitas ricas em proteína vegetal para o jantar

A proteína vegetal desempenha um papel fundamental na alimentação, oferecendo uma alternativa saudável e sustentável às proteínas de origem animal. Rica em aminoácidos essenciais, ela contribui para a construção e reparação muscular, fortalecimento do sistema imunológico e produção de enzimas e hormônios.  Além disso, fontes de proteína vegetal, como leguminosas, grãos, sementes e vegetais verdes, […]

Por Edicase Conteúdo
09/09/2025 19h00, Atualizado há 11 meses

A proteína vegetal desempenha um papel fundamental na alimentação, oferecendo uma alternativa saudável e sustentável às proteínas de origem animal. Rica em aminoácidos essenciais, ela contribui para a construção e reparação muscular, fortalecimento do sistema imunológico e produção de enzimas e hormônios. 

Além disso, fontes de proteína vegetal, como leguminosas, grãos, sementes e vegetais verdes, são naturalmente ricas em fibras, vitaminas e minerais, ajudando na saúde digestiva e no controle do colesterol. 

Confira 7 receitas ricas em proteína vegetal para o jantar!

Risoto de cogumelo e ervilha

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz arbóreo 
  • 200 g de cogumelo shitake fatiado
  • 1/2 xícara de chá de ervilha fresca
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara chá de vinho branco seco
  • 1 l de caldo de legumes caseiro quente
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Salsinha picada para decorar

Modo de Preparo

Em fogo médio, aqueça uma colher de sopa de azeite em uma frigideira e refogue o cogumelo até que esteja dourado e tenham soltado o excesso de água. Reserve. Em uma panela grande, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e translúcidos. Acrescente o arroz arbóreo e refogue por alguns minutos, mexendo sempre para envolver bem os grãos no azeite e nos temperos. Quando os grãos estiverem levemente translúcidos, adicione o vinho branco e deixe evaporar. 

Comece a adicionar o caldo de legumes quente, uma concha de cada vez, mexendo continuamente. À medida que o líquido for absorvido, adicione mais caldo, repetindo o processo até que o arroz esteja cozido, mas ainda levemente al dente. Quando o arroz estiver quase no ponto, adicione o cogumelo refogado e a ervilha. Continue mexendo e adicionando caldo até que o risoto atinja uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe o risoto descansar por 2 minutos. Sirva quente, decorado com salsinha fresca picada.

Almôndega de feijão-preto e aveia

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de feijão-preto cozido e escorrido 
  • 1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça 
  • 1/2 xícara de chá de salsinha picada
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo

Em um processador de alimentos, coloque o feijão-preto, a cebola, o alho, a aveia e a farinha de linhaça. Processe até obter uma massa homogênea, mas ainda com um pouco de textura. Adicione a salsinha, o cominho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. Processe novamente até todos os ingredientes estarem bem incorporados. A massa deve ficar firme o suficiente para modelar. Modele as almôndegas usando as mãos. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio e doure as almôndegas em fogo médio, virando-as cuidadosamente para cozinhar de maneira uniforme, por cerca 10 minutos. Sirva em seguida. 

Sopa de lentilha vermelha e espinafre

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de lentilha vermelha
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cenoura cortada em cubos pequenos
  • 1 tomate picado 
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de cúrcuma 
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 4 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro
  • 2 xícaras de chá de espinafre fresco
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Salsinha fresca picada para decorar

Modo de Preparo

Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até que fiquem macios. Acrescente a cenoura e o tomate. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até os legumes começarem a amolecer. Em seguida, adicione o cominho, a cúrcuma e a páprica. Misture bem para envolver todos os ingredientes nos temperos. 

Adicione a lentilha vermelha e o caldo de legumes. Aumente o fogo. Assim que começar a ferver, reduza para fogo para baixo e cozinhe com a panela semitampada até que a lentilha esteja macia e começando a se desmanchar. Adicione o espinafre. Misture e deixe cozinhar apenas até o espinafre murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a sopa quente, decorada com salsinha fresca picada. 

Hambúrguer de lentilha e quinoa
Hambúrguer de lentilha e quinoa (Imagem: barmalini | Shutterstock)

Hambúrguer de lentilha e quinoa

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de lentilha cozida e escorrida
  • 1/2 xícara de chá de quinoa cozida
  • 1/4 de xícara de chá de farinha de aveia 
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 cenoura ralada
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva 
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Em um processador de alimentos, coloque a lentilha, a quinoa e a cebola. Processe até obter uma textura uniforme, mas ainda com pedaços para dar consistência ao hambúrguer. Transfira a mistura para uma tigela grande e acrescente a farinha de aveia, o alho, a cenoura ralada, o cominho e a páprica. Misture bem até todos os ingredientes estarem incorporados.

Divida a massa em porções iguais e modele em formato de hambúrgueres, pressionando levemente com as mãos para compactar. Aqueça uma frigideira antiaderente com o azeite em fogo médio. Cozinhe os hambúrgueres por aproximadamente 5 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados e firmes. Sirva em seguida. 

Salada de tofu grelhado e edamame

Ingredientes

  • 200 g de tofu 
  • 1 xícara de chá de grãos de edamame cozidos
  • 2 xícaras de chá de rúcula e espinafre
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1/2 pepino fatiado
  • 1/4 de cebola-roxa fatiada finamente
  • 1 abacate cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Corte o tofu em cubos ou fatias. Em uma tigela, misture o óleo de gergelim e o suco de limão. Adicione o tofu e deixe marinar por pelo menos 15 minutos. Aqueça uma frigideira antiaderente ou uma grelha em fogo médio. Adicione o tofu à frigideira e grelhe até que esteja dourado e levemente crocante. Reserve. 

Em uma tigela grande, coloque as folhas verdes, o edamame, o pimentão, o pepino, a cebola-roxa e o abacate. Coloque o tofu grelhado por cima da salada. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture delicadamente todos os ingredientes antes de servir.

Berinjela recheada com quinoa e legumes servida em prato raso de cerâmica em cima de mesa de madeira
Berinjela recheada com quinoa e legumes (Imagem: stockcreations | Shutterstock)

Berinjela recheada com quinoa e legumes

Ingredientes

  • 2 berinjelas 
  • 1/2 xícara de chá de quinoa cozida
  • 1 xícara de chá de água
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 1/2 pimentão amarelo picado
  • 1/2 abobrinha picada
  • 1/4 de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Salsinha para finalizar

Modo de preparo

Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e retire parte do miolo com uma colher, formando “barquinhas”. Tempere levemente com sal e reserve por 10 minutos para que soltem um pouco da água. Enxágue e seque com papel-toalha. Reserve.

Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione os pimentões e a abobrinha e refogue por 5-7 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture os legumes refogados com a quinoa cozida. Ajuste o tempero. Coloque o recheio nas metades das berinjelas.

Disponha as berinjelas com o recheio em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos, até que as berinjelas estejam macias e o recheio levemente dourado. Retire do forno e salpique salsinha. Sirva em seguida.

Quibe de abóbora com lentilha

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de lentilha cozida e escorrida
  • 2 xícaras de chá de abóbora-cabotiá cozida e amassada
  • 1 xícara de chá de trigo para quibe hidratado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de salsinha e hortelã picadas
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture a abóbora-cabotiá, a lentilha, o trigo para quibe, a cebola, o alho, a salsinha e a hortelã. Tempere com cominho, páprica, sal e pimenta-do-reino. Misture bem até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para uma assadeira untada com azeite e nivele com uma colher, pressionando levemente. Regue com um fio de azeite por cima. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 30 a 40 minutos, até dourar levemente. Sirva em seguida. 

Tags
Mais noticias

Empresa do setor de telecomunicações abre 16 vagas de emprego em Guarulhos

Estação Suzano recebe ação de cadastro para vagas de estágio nesta semana

Tarot semanal: previsão para os signos de 17 a 23 de agosto de 2026

Veja Também