Proibição de caminhões em horário de pico será ampliada para mais 4 vias de Mogi das Cruzes
Nas avenidas Narciso Yague Guimarães, João XXIII e Engenheiro Miguel Gemma e na rua Manuel de Oliveira, os veículos de grande porte também não poderão circular entre 6h e 9h, de segunda a sexta-feira
30/01/2026 15h13, Atualizado há 3 meses
Vice-prefeito Téo Cusatis e Felício Kamiyama | Divulgação/PMMC
A proibição de passagem dos caminhões das 6h às 9h, iniciada em dezembro de 2025 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na avenida Francisco Rodrigues Filho, será ampliada nas próximas semanas para outras quatro importantes vias da cidade.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Nas avenidas Narciso Yague Guimarães, João XXIII e Engenheiro Miguel Gemma e na rua Manuel de Oliveira, os veículos de grande porte também não poderão circular entre 6h e 9h, de segunda a sexta-feira.
A administração municipal informou que já está em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para obter autorização para colocar placas de sinalização no trecho de circunscrição do órgão estadual na Miguel Gemma.
“Sabemos que a mobilidade é um grande desafio, não só de Mogi das Cruzes, mas do mundo inteiro. Por isso, desde janeiro de 2025, estamos realizando estudos para melhoria deste setor, para minimizar os impactos do enorme crescimento da frota da cidade nos últimos anos, com cerca de 300 mil veículos registrados, sem contar os que nós chamamos de flutuantes, que são os que estão de passagem pelo município todos os dias”, avaliou Téo Cusatis, vice-prefeito de Mogi das Cruzes.
“E uma das medidas que tomamos no ano passado, que deu bons resultados, foi a proibição de caminhões neste curto período do dia e que reduziu a lentidão e problemas como panes mecânicas, que deixavam os caminhões parados nas vias”, completou.
Cusatis teve uma reunião na manhã desta sexta-feira (30/1) com o secretário municipal de Mobilidade, Felício Kamiyama, e seu adjunto, Fábio Vega, para tratar dos projetos que vêm sendo colocados em prática, além de novas análises sobre possíveis alterações no trânsito para deixá-lo mais fluido e seguro.
Caminhões proibidos
Os veículos que hoje estão proibidos de circular entre 6h e 9h na avenida Francisco Rodrigues Filho (no trecho de César de Souza, sentido bairro-centro) e, em breve, em outras vias da cidade são os com Peso Bruto Total (PBT) acima de 4,5 toneladas.
Assim como aconteceu na Rodrigues Filho, nas demais, antes do início da proibição, a mudança será amplamente divulgada e banners avisando os motoristas serão colocados nos locais alguns dias antes, além de placas de sinalização definitivas, que informam os dias e horários de proibição e os caminhões que se enquadram.
Dúvidas sobre esta e outras informações de mobilidade e trânsito podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 773 0194.