Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Eleições 2026: veja como será a ordem dos 6 votos na urna eletrônica

Eleitores votarão para deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República

Por O Diário
20/08/2026 11h47, Atualizado há 1 hora

Urna eletrônica | Divulgação/TRE-SP

Com o primeiro turno previsto para o dia 4 de outubro, mais de 158 milhões de eleitores irão às urnas para decidir os seus representantes nos poderes Legislativo e Executivo pelos próximos anos. Nas Eleições 2026, os eleitores votarão para seis cargos, na ordem: deputado federal, deputado estadual, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador e presidente da República.

Cada cargo é identificado por uma sequência numérica, assim como cada candidato é identificado por um número. Para votar em deputado federal, eleitoras e eleitores devem teclar 4 dígitos na urna eletrônica. Para deputado estadual, são 5 números. Para senadores, 3 dígitos. Já para governador e presidente da República, são 2 dígitos.

Após escolher o candidato ou candidata, o eleitor deve conferir as informações exibidas na tela e pressionar a tecla “Confirma”  para cada cargo a fim de registrar o voto. Dentro da cabine, a urna eletrônica exibirá uma barra de progresso na parte superior da tela, mostrando quais cargos já receberam voto e quais ainda serão apresentados. O recurso permitirá identificar as etapas da votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Votos para o Senado

Nas eleições deste ano, é importante lembrar que serão dois votos para o Senado. Como há duas vagas em disputa, o eleitor deve votar obrigatoriamente em dois candidatos diferentes. Caso digite o mesmo número nas duas opções, o segundo voto será automaticamente anulado pela urna eletrônica, ainda de acordo com a Justiça Eleitoral.

Além disso, a votação para senadores é estadual, o que significa que cada eleitor só pode votar em candidatos que concorrem pelo seu estado de domicílio eleitoral. Ou seja: eleitoras e eleitores de São Paulo só poderão votar em candidaturas ao Senado registradas no estado. Votos eventualmente digitados para candidatos de outras unidades da Federação não serão computados e serão considerados nulos.

Mais noticias

Artesp apreende van durante ação de combate ao transporte irregular, em Mogi das Cruzes

Veja 5 filmes imperdíveis que chegam aos cinemas nesta quinta-feira 20 de agosto de 2026

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 20/08/2026

Veja Também