Senac abre 2,8 mil vagas em cursos técnicos EAD gratuitos para pessoas com renda de até dois salários mínimos
Programa Senac de Gratuidade oferece formações a distância com diploma de nível técnico reconhecido pelo MEC
30/10/2026 18h22, Atualizado há 2 horas
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) | Foto: Divulgação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu inscrições para 2.815 vagas em cursos técnicos a distância gratuitos. As oportunidades são disponibilizadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos federais. Os interessados podem se inscrever até às 17h do dia 16 de novembro pelo site oficial do Senac EAD.
As vagas estão distribuídas entre dez estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso dos cidadãos brasileiros à educação profissional e tecnológica.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Cursos disponíveis:
• Técnico em Administração
• Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
• Técnico em Logística
• Técnico em Meio Ambiente
• Técnico em Óptica
• Técnico em Qualidade
• Técnico em Recursos Humanos
• Técnico em Secretariado
• Técnico em Guia de Turismo
• Técnico em Segurança do Trabalho
• Técnico em Transações Imobiliárias
• Técnico em Marketing
Os interessados devem cumprir os critérios de escolaridade específicos de cada curso, que podem exigir a conclusão do ensino médio ou, estar cursando, no mínimo, o segundo período. A seleção leva em conta o polo escolhido, o número de vagas disponíveis e a ordem de inscrição. Para efetivar a matrícula, os candidatos também precisam apresentar os documentos solicitados pelo Senac.
As vagas disponibilizadas em Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins são destinadas exclusivamente para residentes dos respectivos estados.
Sobre os cursos
As aulas são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que disponibiliza conteúdos e atividades avaliativas e utiliza recursos tecnológicos, como videoaulas, simuladores e atividades on-line.
A formação de Técnico em Óptica ainda conta com vivências práticas, conduzidas por tutores habilitados, que permitem ao estudante conhecer os laboratórios utilizados no dia a dia da profissão. Os encontros são agendados junto ao polo de apoio presencial selecionado na inscrição.
Após a conclusão e aprovação no curso escolhido, o concluinte receberá o diploma de nível técnico válido em todo o Brasil e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).