Diário Logo

Alto Tietê deve receber unidade do BAEP em março de 2025

Promessa foi feita pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante uma reunião com deputados na Alesp

6 de novembro de 2024

Deputado Damasio e secretário Derrite | Divulgação

Reportagem de: Fabricio Mello

A região do Alto Tietê deve receber uma unidade do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP) em março do próximo ano. A confirmação é do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, feita durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Deputado eleito pela região, Marcos Damasio comemorou a confirmação dada pelo secretário. “Lutamos há anos para que a nossa região receba uma unidade do BAEP e após estudos, muitas audiências e o compromisso do governador Tarcisio de Freitas, teremos esse avanço em segurança pública. Quem ganha é sempre a população”, afirmou.

O Batalhão garantirá, além de policiais especializados no combate ao crime organizado, um aumento significativo do efetivo e apoio no policiamento ostensivo. “Teremos mais policiais nas ruas, em todas as cidades do Alto Tietê, focados no combate ao crime e proteção do cidadão”, reforçou o deputado.

A expectativa é de que a unidade seja instalada em Suzano, mas, segundo apurado pelo O Diário, os estudos para definição do local ainda estão sendo realizados.

Procurada pelo O Diário, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a proposta ainda está sendo estudada, sem confirmação de sua instalação.

Entretanto, também em conversa com a redação do O Diário, a assessoria do deputado Damasio disse que a instalação da unidade já foi confirmada, inclusive, pelo próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante um evento do batalhão da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), realizado cerca de um mês atrás.

Demanda Histórica

A instalação de uma unidade do BAEP na região do Alto Tietê é antiga e é cobrada desde o início da gestão de Tarcísio. Inicialmente, a cidade favorita à receber o equipamento era Mogi das Cruzes, mas houve uma mudança de planos no decorrer do tempo.

Em dezembro do ano passado, após discussões nos bastidores, foi anunciado de que a unidade seria instalada onde, hoje, funciona a Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep), em Suzano. Entretanto, o tema seguiu sem novidades.

Agora, a promessa é que batalhão chegue, efetivamente, à região. Entretanto, ainda não há informações se o BAEP será instalado, de fato, em Suzano ou em outra cidade, como Mogi das Cruzes.

Veja Também