Diário Logo

Alto Tietê ultrapassa 15 mil casos de dengue na primeira semana de maio

Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos lideram o ranking

6 de maio de 2024

Cidades ainda estão em epidemia de dengue | Freepik

Reportagem de: O Diário

Na tarde desta segunda-feira (6), o Painel de monitoramento Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika Estado de São Paulo registrou 15.676 casos de dengue em toda a região do Alto Tietê. Os municípios que lideram em quantidade de casos positivos para a dengue são: Mogi das Cruzes (3.757), Suzano (3.494), Itaquaquecetuba (2.026) e Ferraz de Vasconcelos (1.836). Além disso, a região ainda tem outros 19.078 casos em investigação.

Mortes por dengue

Apesar do aumento de casos, o número de mortes segue o mesmo. Recentemente, a região do Alto Tietê confirmou 13 mortes pela doença, sendo as duas últimas em Mogi das Cruzes e Guararema. A terceira vítima fatal de Mogi das Cruzes, era uma jovem de 20 anos, residente no Jardim Piatã, que faleceu no dia 10 de abril, no Hospital Luzia de Pinho Melo.

Prevenção

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a principal forma de se proteger continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que é responsável pela transmissão do vírus da dengue, Zika e Chikungunya. Além do uso diário de repelentes para a prevenção.

Para aqueles que já contraíram a doença, a hidratação é a principal recomendação para evitar um agravamento do quadro clínico, além de sempre se manter atento aos sintomas de alerta que possam aparecer, como dores abdominais, vômito e até mesmo sangramento nasal e na gengiva.

Veja Também