Diário Logo

O Diário Logo

AO VIVO: Acompanhe o leilão de concessão de estradas que prevê pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga

O processo de concessão das estradas que ligam o Alto Tietê ao Litoral prevê cobrança de pedágios no modelo free flow

16 de abril de 2024

Serão instalados 15 pórticos ao longo dos 213 km concedidos | Reprodução/DER-SP

Reportagem de: O Diário

Acontece neste momento o leilão do Lote Litoral Paulista. Com isso, o governador Tarcísio de Freitas enterra de vez as chances de evitar pedágio na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga, contrariando o que ele mesmo disse durante a campanha eleitoral em Mogi das Cruzes.

Acompanhe o leilão ao vivo

O governador participa do leilão, na sede da B3 – a bolsa de valores brasileira. O pacote inclui 213 km de pistas ligando as regiões do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Com prazo de 30 anos, o contrato tem valor estimado de R$ 4,3 bilhões e contraprestação pública máxima de R$ 199 milhões.

O processo de concessão das estradas que ligam o Alto Tietê ao Litoral prevê a implementação de pedágio. Porém, a cobrança deve ser no modelo free flow.

Este sistema é automático de pedágios e conta com equipamentos que possuem câmeras e sensores (pórticos) capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança (adesivo instalado no carro) ou pela placa do veículo. Com isso, a cobrança da tarifa é feita sem a necessidade de paradas e redução de velocidade.

No total são 213 quilômetros contemplados, em trechos que passam por Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura tentará barrar instalação de pedágios na Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra

Veja Também