Arujá aprova faixa de pedestres para pets
Batizada de "patadestres", a proposta busca alertar motoristas sobre a possível presença de animais nas ruas da cidade
30/10/2024 12h28, Atualizado há 12 meses
Autoria do projeto é do vereador Samoel Maia de Oliveira (Republicanos) | Divulgação
A Câmara de Vereadores de Arujá aprovou um Projeto de Lei inusitado que cria as “patadestres” — faixas de pedestres específicas para animais de estimação. A medida, aprovada em setembro, tem gerado repercussão entre os moradores após uma publicação, feita ontem (29) à noite, nas redes sociais do Legislativo, levantando debates sobre a ideia.
A proposta, de autoria do vereador Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), busca alertar motoristas sobre a possível presença de animais nas vias urbanas. Segundo a justificativa do vereador, a iniciativa reflete uma mudança de mentalidade em relação aos animais. “Eles deixaram de ser considerados apenas coisas, passando a serem reconhecidos como seres conscientes, com direitos e bem-estar reconhecidos.”
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
As “patadestres” são sinalizadas com imagens de patas de cães e gatos, servindo como um lembrete visual para os motoristas. O vereador argumenta que essas faixas são um importante aliado às placas de trânsito já existentes em Arujá, promovendo maior atenção ao volante e contribuindo para um trânsito mais seguro.
No projeto também foi destacado a importância da conscientização sobre a proteção dos animais e a responsabilidade de garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos, incluindo os de quatro patas.