Câmara de Mogi das Cruzes aprova programa de geração de renda para mães atípicas
Iniciativa propõe oportunidades de capacitação e valorização do trabalho artesanal, gerando renda e promovendo a inclusão social
30/04/2026 12h40, Atualizado há 1 hora
Plenário da Câmara de Mogi das Cruzes | Divulgação/CMMC
A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, nesta quarta-feira (29), o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Feiras Inclusivas de Artesanato e Economia Solidária “MÃES QUE CRIAM”. A propositura, de autoria da vereadora Priscila Yamagami Kähler (PL), visa apoiar mães atípicas, ou seja, mulheres que dedicam parte significativa de suas vidas ao cuidado de filhos com deficiência ou transtorno do espectro autista. A ideia é que o programa promova inclusão social, valorização do trabalho artesanal e geração de renda.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O programa reconhece, ainda, o papel social fundamental dessas mulheres. O documento destaca que “estas mulheres desempenham um papel social fundamental, mas enfrentam barreiras de inserção no mercado de trabalho formal e muitas vezes não recebem o reconhecimento devido pelo cuidado e dedicação que prestam à sociedade“, conforme a justificativa apresentada.
A iniciativa propõe uma ação estruturada que vai além da realização de feiras, oferecendo oportunidades concretas de capacitação e valorização do trabalho artesanal.
Entre os principais pontos do programa aprovado estão a capacitação técnica e empreendedora, com oficinas de produção artesanal, precificação e marketing; o incentivo ao cooperativismo e à economia solidária; o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas para ampliação de oportunidades; e a valorização do trabalho manual e criativo.
Com a aprovação em plenário, o Projeto de Lei segue agora para a sanção do Poder Executivo, que definirá os próximos passos para a implementação e vigência do programa em Mogi das Cruzes.