Diário Logo

O Diário Logo

Dengue atinge 5% dos habitantes de Santa Isabel em 2024

Cidade é a terceira mais afetada pela doença do Alto Tietê

23 de maio de 2024

Fiscais de Santa Isabel durante mutirão realizado | Prefeitura de Santa Isabel

Reportagem de: Vitor Gianluca

Em situação epidêmica, Santa Isabel é uma das cidades mais afetadas pela dengue da região Alto Tietê em 2024. Segundo o Painel de Monitoramento Divisão Dengue, Zika e Chikungunya do Estado de São Paulo, a cidade é a terceira com o maior número de casos na região (3.085), atrás apenas de Mogi das Cruzes (4.820) e Suzano (4.271).

O número elevado de casos não é uma exclusividade do município, isso porque, as 10 cidades que formam o Alto Tietê estão em epidemia de dengue (mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes). Porém, o número elevado de casos positivos chama mais a atenção em Santa Isabel por conta da população total.

De acordo com o Senso de 2020, a população de Santa Isabel é de 57.966 habitantes, sendo que neste ano, em apenas cinco meses, 3.085 pessoas teriam contraído dengue, superando 5% da população geral. Além de dois óbitos confirmados por conta da doença.

Vale destacar que o Painel de Monitoramento Divisão Dengue, Zika e Chikungunya do Estado de São Paulo soma os novos casos positivos, óbitos e casos em investigação, mas não notifica quantas pessoas foram curadas após tratamento.

Balanço de Santa Isabel nos últimos quatro anos

Outro dado que chama a atenção, é o aumento significativo e alarmante nos casos de dengue no município nos últimos quatro anos. Situação parecida com as outras cidades da região Alto Tietê e do Estado de São Paulo. Confira o balanço de casos da cidade nos últimos anos.

2020: 4 casos de dengue confirmados;
2021: 46 casos confirmados;
2022: 40 casos confirmados;
2023: 26 casos positivos;
2024: 3.085 casos positivos.

Vacinação e prevenção

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel informou que tem vacinas disponíveis no momento e conforme determinação do Ministério da Saúde, está vacinando população com faixa etária de 10 a 14 anos. Ao todo, 1.510 criança e adolescentes já foram vacinados.

Em nota, a administração informou que segue vacinando rotineiramente nas nossas 12 salas de vacina, no horário das 7h às 16h, com uma sala com horário estendido até às 19h. O endereço para vacinação é rua José Basilio de Alvarenga, 960, Broas – UBI Pref. Ilário Dassiê.

Desde março, oito bairros já foram alvo da ação e o balanço geral do mutirão foi positivo. Foram mais de cem ruas visitadas pelos agentes da Secretaria de Saúde, que realizaram visitas, inspeções, além de um intenso trabalho de conscientização. Quase 200 toneladas de inservíveis foram recolhidas e ganharam a destinação correta.

A secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, afirma que o mutirão chamou atenção da população para a importância dos cuidados com a dengue: “Além dos serviços prestados nos bairros, o mais importante foi levarmos informação à população. Fomos de casa em casa alertando e orientando sobre os riscos da dengue e os cuidados necessários, e isso foi muito importante”.

Jovem de Santa Isabel recebe dose do imunizante em unidade de saúde | Prefeitura Santa Isabel

Alto Tietê soma 19 mortes

A região Alto Tietê ultrapassou 21 mil casos de dengue e soma 19 mortes em decorrência da doença. Todas as 10 cidades entraram em situação epidêmica e buscam reduzir o número de novos casos e óbitos por meio da conscientização da população e tratamento nas unidades de saúde.

Veja Também